Você quer saber como obter lucro investindo em startups? Essas empresas são jovens e possuem um modelo de negócios escalável e repetível, além de desenvolverem soluções para o mercado e serem muito conhecidas por seu fator inovador. Tudo isso considerando um cenário de incertezas. 

Podemos exemplificar com a Fazenda Futuro, a primeira foodtech brasileira especializada em alimentos plant-based que simula a aparência e o sabor da carne bovina. Atualmente, o negócio cresceu e se destacou também no mercado internacional: está presente em 25 países, como os Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Uruguai, México, entre outros. Além disso, a última rodada de captação levantou R$ 300 milhões! 

Esse tipo de negócio oferece grande possibilidade de crescimento e ganhos para os investidores, apesar dos riscos de se investir em uma empresa em estágio inicial. 

Modos de obter lucro investindo em startups 

Agora vamos falar sobre as formas que é possível obter lucro ao se investir em startups! 

Exit 

Uma das formas de exit é quando uma empresa é adquirida por outra empresa. Nesse caso, os investidores e empreendedores acabam saindo do negócio e obtendo o valor proporcional definido na negociação. 

Outro tipo de exit é quando o investidor tem sua participação comprada por outro investidor, essa opção é mais comum para aquelas startups que realizam rodadas de investimentos.

Já falamos aqui no Vegan Business sobre o movimento de early exit, traduzido como “saída antecipada”, define as startups com até 5 anos de fundação que são vendidas por valores entre 5 e 50 milhões de reais. 

“A compra da startup representa o evento de lucro para quem investiu na startup lá atrás, na fase inicial. Então, por essa razão, o investimento também se torna mais atrativo, porque o investidor sabe que ela pode ser vendida, e isso cria um ciclo positivo”, explicou Eduardo Cosomano, co-autor do livro Saída de Mestre e jornalista especializado em startups e tecnologia. 

IPO 

O IPO (Initial public offering) é a abertura de capital na bolsa de valores. 

Nesse caso, o investidor anjo consegue retorno no investimento, já que pode vender sua participação acionária para o público ou para outro investidor. 

Futuras rodadas 

Outro modo de lucrar é com as rodadas da Série A, B e C!

Aqui cada letra significa um estágio de maturação: na rodada da Série A, o mercado já conhece um pouco sobre o produto ou serviço oferecido, já na da Série B a empresa está consolidada e visa expandir, enquanto na Série C o objetivo é acelerar o negócio. 

Uma possibilidade é o investidor vender suas ações para o fundo que está investindo. 

Mútuo Conversível 

O mútuo conversível é uma espécie de “empréstimo” de uma quantia que será convertida em participações, ações ou quotas de uma empresa. No Contrato de Mútuo Conversível é previsto o valor que a empresa receberá e de que forma será convertido no futuro. 

Uma das vantagens para o investidor é evitar possíveis problemas jurídicos em uma startup que está em estágio inicial, enquanto não se torna sócio do negócio. Após o período do contrato, o investidor pode tomar a decisão de converter o mútuo e participar da distribuição de lucro da empresa. 

Na plataforma de equity crowdfunding do Vegan Business, o investimento em startups é realizado via mútuo conversível. 

Christian Wolthers, fundador do Vegan Business, escreveu: “Para as startups a principal vantagem do mútuo conversível está na possibilidade de levantar recursos financeiros para o negócio, sem trazer de imediato novos sócios para a empresa, fato que acabaria por burocratizar a tomada de decisão sobre o negócio, em um momento crítico e crucial para os seus fundadores. Ou seja, o recurso é captado, mas sem o investidor ter veto ou voto”. 

Para fazer parte da comunidade de investidores do Vegan Business se cadastre nessa lista! 🙂 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

4 Vantagens de investir em startups via Vegan Business

5 termos que todo investidor precisa conhecer!

4 empresas plant-based listadas na Nasdaq

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 19 de abril