Estima-se que até 2050, a população mundial alcance os 10 bilhões de habitantes. Com esse aumento populacional e a preocupação crescente com as crises ambientais e desastres naturais, tornou-se essencial explorar novas abordagens na produção de alimentos, como as proteínas mush-based.

Proteínas mush-based

A indústria de proteínas alternativas tem desempenhado um papel fundamental, com produtos à base de plantas se destacando como os mais populares até o momento. No entanto, eles enfrentam desafios em termos de sustentabilidade, como a limitada escalabilidade de produção, a extensa lista de ingredientes e o custo elevado, o que dificulta sua inclusão na dieta diária dos brasileiros e perpetua os danos ambientais.

Diante desses desafios, as empresas estão investindo em outras fontes de proteína alternativas, dando origem à categoria mush-based, que se baseia em fungos. O micélio, estrutura fibrosa do fungo, permite a criação de produtos com textura e sabor semelhantes à carne animal, facilitando assim sua adoção na dieta.

Em termos de impacto ambiental, a produção de alimentos à base de papa utiliza consideravelmente menos terra devido ao uso de biorreatores verticais, semelhantes aos usados na produção de cerveja. Além disso, o consumo de água é significativamente menor em comparação com a produção de proteínas animais e vegetais, com uma redução de 99% em comparação com a carne bovina e uma redução de 98% nas emissões de dióxido de carbono. Dessa forma, a produtividade de proteínas é 6.115 vezes maior do que a da carne e até 7.055 vezes maior do que a da soja.

Typcal

No Brasil, a Typcal, empresa de biotecnologia alimentar focada em hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, lidera o desenvolvimento de produtos à base de micélio. A marca investiu em uma tecnologia de seleção exclusiva e está lançando, neste semestre, o primeiro “frango” totalmente feito a partir de micélio. Essa inovação torna a substituição de carne por produtos à base de micélio uma realidade, com o potencial de chegar para os brasileiros em breve!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Ágar-ágar: conheça a alternativa de gelatina vegana

Estudo: dieta à base de plantas promove mais saúde aos gatos

Apple substitui couro por alternativa de tecido ecológico

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 20 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores