O Brasil acaba de se destacar em uma competição internacional de chocolates, graças à ideia inovadora da ilustradora Louise Coutinho. Sua criação, um chocolate que combina figos, tâmaras e um toque de sabor salgado e defumado de bacon vegano, venceu o concurso Raising The (Chocolate) Bar, organizado pela Amazon e The King’s Trust.
A barra, batizada de Figs in Blankets, foi desenvolvida pela marca londrina de chocolates veganos H!P. Produzida com 41% de cacau e vendida por £3,50 (80g), ela foi lançada ontem na Amazon.
“Quando sugeriram misturar figos com bacon vegano, gerou certa dúvida, mas logo no primeiro teste de sabor percebemos que tínhamos algo especial,” comentou James Cadbury, proprietário da H!P e descendente da famosa família Cadbury. Ele também integrou o painel de jurados do concurso.
Inspirado em um clássico natalino britânico
The King’s Trust, organização dedicada a ajudar jovens de 11 a 30 anos a encontrarem emprego ou criarem negócios, desafiou participantes a inventar combinações únicas de sabores para o Natal. Especialistas como Levi Roots, chef criador do Reggae Reggae Sauce, e James Cadbury avaliaram as propostas.
Louise Coutinho, que participou do programa de empreendedorismo da fundação por dois anos, buscou inspiração no prato natalino britânico pigs in blankets — pequenas salsichas enroladas em bacon.
“Pensei no Natal no Reino Unido e pigs in blankets veio à mente. É um prato com personalidade, e como artista visual, imaginei como seria divertido explorar esse conceito na embalagem,” explicou Coutinho.
Mesmo fora de sua zona de conforto, já que não trabalha na indústria alimentícia, Louise ficou surpresa ao vencer: “Minha ideia era diferente e fora do comum, mas eles abraçaram o conceito e transformaram em realidade.”
A H!P, que é uma marca plant-based, foi desafiada a incorporar o elemento salgado usando saborizante de bacon vegano. Levi Roots elogiou o resultado: “Como amante de sabores ousados, fiquei impressionado com a combinação do salgado com a doçura dos figos.”
Design alegre e doação para uma boa causa
Além de criar o sabor vencedor, Louise participou do design da embalagem, que traz sua assinatura: rostos sorridentes estampando os figos e o bacon vegano. “Meu estilo é criar ilustrações alegres sobre coisas que nos trazem felicidade, como amigos, animais de estimação e personagens divertidos,” disse.
A edição limitada contará com 7.500 barras, e ao menos 15% das vendas em dezembro serão destinadas à The King’s Trust.
H!P: Inovação e sustentabilidade
Fundada em 2021, a H!P (sigla para Happiness in Plants) é uma das principais marcas de chocolates veganos no Reino Unido, disponível em redes como Sainsbury’s, Whole Foods Market e Tesco Ireland. A marca aposta na sustentabilidade: seus chocolates têm 50% menos impacto de carbono e são embalados com materiais recicláveis e compostáveis.
O setor de chocolate, no entanto, enfrenta desafios. Com os preços do cacau em alta devido à crise climática, startups de tecnologia alimentar estão criando alternativas ao cacau, usando ingredientes mais sustentáveis ou reproduzindo sua estrutura em laboratório.
Enquanto isso, iniciativas como a de Louise Coutinho e da H!P demonstram como criatividade e inovação podem tornar o mercado de alimentos mais ético e ecológico.
Confira a matéria publicada no Green Queen.
Leia também:
Por que a carne cultivada não é considerada vegana?
Planet A Foods capta US$ 30 milhões para expandir chocolate sustentável sem cacau
Luyef recebe US$ 1,25 milhão para desenvolver nutrientes para carne cultivada
Compartilhe: