Você viu nossa matéria sobre alguns atletas veganos que participaram das Olímpiadas de Tóquio? Uma novidade é que campeões olímpicos veganos do recém-finalizado Jogos Olímpicos e atletas que adotaram uma alimentação vegana são os convidados de uma série de lives que a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promove, que teve início na segunda (16/08) e vai até essa sexta-feira (20/08). As lives tem participação de profissionais da saúde, especialistas em alimentação à base de vegetais e do presidente da SVB, Ricardo Laurino, com conversas abordando temas como saúde, esporte e alimentação.

Entre as atletas que retornaram da capital japonesa com a medalha no peito, está a jogadora do time de vôlei feminino das Olimpíadas de Tóquio, Macris Carneiro. Ela esteve na estreia das lives, no perfil da SVB no Instagram, e ao lado de Alessandra Luglio, nutricionista e diretora do Departamento de Campanhas da SVB, e Ricardo Laurino.

Medalhistas de prata, a levantadora Macris e a central Ana Carolina, também da seleção, fazem parte do ‘Green Team’, grupo mantido pela SVB que reúne esportistas e profissionais da área para troca de informações técnicas e estímulo da alimentação livre de produtos de origem animal para atletas de alto rendimento.

Outro nome que ganhou muito destaque nos Jogos Olímpicos foi o do técnico da Seleção Brasileira de Skate Street, Roger Mancha, modalidade esportiva que entrou na competição esse ano. Mancha é ex-atleta do skate, convive com uma doença autoimune e mantém, com a mulher, um restaurante sem ingredientes de origem animal em São Paulo. Ele foi um dos convidados da live de terça-feira (17/8) junto com a atleta Marina Fioravanti do rúgbi feminino, que também esteve nos Jogos de Tóquio, aliás, esporte esse onde a força e a agilidade são essenciais, Marina afirma que sua alimentação auxilia na melhora desses requisitos.

Após uma pausa na quarta, os encontros ao vivo retornaram na quinta-feira (19/8) com a participação de Naná Almeida, nadadora que representou o Brasil no revezamento 4x200m nos jogos olímpicos, e Guilherme Fioravanti, ex-jogador de futebol, atleta de futevôlei e personal trainer. A live também trouxe Marcela Worcemann, nutricionista vegana e maratonista.

Para encerrar a semana, o médico nutrólogo e diretor do Departamento de Medicina e Saúde da SVB, Eric Slywitch, recebe profissionais de saúde para uma conversa a respeito do impacto positivo da alimentação vegana na saúde e na eficiência dos atletas. A dieta plant-based contribui imensamente para a performance de esportistas, pois quando bem planejada, atende a todas as necessidades de forma natural, íntegra e balanceada. Nós também já publicamos uma matéria que aborda motivos pelos quais atletas estão aderindo a uma alimentação vegana.

O documentário The Game Changers, disponível na Netflix, aborda justamente a dúvida sobre se é possível viver uma dieta baseada em vegetais e ter alto rendimento nos esportes. Com relatos de sucesso de atletas veganos, como o heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, o documentário destaca estudos e benefícios das dietas à base de plantas, que também serão compartilhados nas lives da SVB.

Confira a agenda e os participantes:

Segunda-feira (16/8), às 19h30min 

Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Alessandra Luglio, nutricionista e diretora de Campanhas da SVB

Macrís Carneiro, levantadora da seleção de vôlei brasileira 

Ana Carolina da Silva (Carol), central da seleção de vôlei brasileira

Terça-feira (17/8), às 19h30min

Ricardo Laurino, presidente Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Roger Mancha, técnico da Seleção Brasileira de Skate Street

Marina Fioravanti, atleta do rúgbi feminino

Nutricionista

Quinta-feira (19/8), às 19h30min

Ricardo Laurino, presidente Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Naná Almeida, nadadora olímpica pelo Brasil no revezamento 4x200m

Guilherme Fioravanti, ex-jogador de futebol, atleta de futevôlei e personal trainer

Nutricionista

Sexta-feira (20/8), às 19h30min

Eric Slywitch, médico nutrólogo e diretor do Departamento de Medicina e Saúde da SVB

Filipe Testoni, nutricionista especializado em Nutrição Esportiva e Vegetariana

O Green Team

O ‘Green Team’ é um grupo exclusivo que reúne esportistas e profissionais da área para troca de informações técnicas. Foi criado pela SVB com o objetivo de apresentar os benefícios da alimentação livre de produtos de origem animal para atletas.

Quem quiser participar pode acessar o site do projeto. Nele, é possível preencher um formulário para se identificar e, também, ter acesso a um canal exclusivo do Telegram com matérias, dicas, depoimentos, além de receber o suporte de outros atletas e profissionais do esporte.

Sobre a SVB: instituição que promove a série de lives com os campeões olímpicos veganos

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

Para acompanhar a Instituição é possível acessar sua página, e perfis no Instagram, Facebook e YouTube.

Gostou de conhecer essas lives sobre campeões olímpicos veganos? Aproveite e leia também:

Empresa de marmitas veganas lança podcast sobre veganismo

10 motivos para se tornar vegano hoje

5 documentários para assistir durante o distanciamento social

*Imagem de capa: Divulgação SVB

Por Amanda Stucchi em 20 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores