A abertura oficial das Olimpíadas de Tóquio aconteceu hoje! 

Após o adiamento devido ao COVID-19, quem curte esportes poderá acompanhar a competição à distância. Essa será a primeira Olimpíada sem a presença do público, devido ao estado da pandemia na cidade de Tóquio, mesmo assim, separamos alguns atletas veganos para você conhecer melhor alguns participantes e entrar no clima da torcida. 

1# Macris

A levantadora Macris, da seleção brasileira de vôlei, é vegana e deu uma declaração ao Globo: “Desde que eu me tornei vegana, que é um estilo de vida, que envolve não só alimentação, mas também outras questões, tudo influenciou muito positivamente no meu desempenho”. Ela relatou que ser vegana auxiliou em sua recuperação muscular, na diminuição da fadiga e das dores, bem como minimizou suas lesões. Na parte de bem-estar, também trouxe calma e equilibro. 

Macris irá participar das Olimpíadas de Tóquio
Imagem: Divulgação FIVB

2# Ana Carolina 

A atleta vegana Ana Carolina atua na posição central do vôlei e já conquistou medalhas para a seleção brasileira. Em uma publicação feita pela Sociedade Vegetariana, ela contou: “Se eu soubesse antes do benefício para meu corpo e o impacto ambiental positivo que traria, teria começado há mais tempo. Desde que me tornei vegana, há quase dois 2 anos, me sinto muito bem fisicamente e espiritualmente”.

Também acrescentou: “Nossa rotina de atleta profissional é muito estressante para o organismo, mas podemos equilibrá-lo com a quantidade de energia certa vinda de uma alimentação saudável, e assim melhorar a forma física para encarar todos os jogos e campeonatos. Eu me tornei muito mais consciente em relação à alimentação — por ser uma atleta profissional — após virar vegana”. 

3# Micky Papa

Esse é um skatista italiano-canadense que, devido à inclusão do esporte nessas olimpíadas, também irá participar da competição. Para a revista Veg Out ele disse: “À medida que fui crescendo, uma dieta totalmente orgânica tornou-se fundamental para o meu estilo de vida e, mais recentemente, decidi me tornar totalmente vegano. Estou vendo diferenças drásticas em minha saúde, bem como em meu desempenho físico”. 

Atleta nas Olimpíadas de Tóquio
Imagem: Reprodução Veg Out magazine

4#  Vivian Kong

A esgrimista de Hong Kong já trouxe o ouro do Campeonato Asiático de Esgrima, sendo a primeira mulher do país a receber uma medalha na competição. Ela contou ao South China Morning Post que adotou a dieta após sofrer uma lesão debilitante em seu joelho no ano de 2017, isso a fez repensar na sua alimentação: “Eu queria me recuperar mais rápido. Continuei pesquisando no Google quais alimentos comer para me recuperar rapidamente”. Anteriormente, ela seguia a dieta pescetariana, mas decidiu retirar da sua alimentação todos os alimentos de origem animal. 

5#  Diana Taurasi

Essa atleta estadunidense de basquete é vegana, tendo dito ao Great Vegan Athletes: “Sou vegana há cerca de três anos e acho que é algo que realmente me beneficia”, acrescentando: “Tenho comido massas e sanduíches diferentes. Quer dizer, você tem que procurar um pouco de comida, mas, novamente, [o veganismo] abre um mundo totalmente novo para diferentes alimentos que você nunca pensou que fossem possíveis — como o Impossible Burger”.

Atleta nas Olimpíadas de Tóquio
Imagem: Lorie Shaull, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons (sem modificações)

6#  Alex Morgan

Já falamos aqui no Vegan Business sobre essa atleta do futebol que atua como atacante no Orlando Pride. Ela falou para a Reuters, em 2019: “Adotei uma dieta vegana, porque não parecia justo ter um cachorro que eu adoro e ainda comer carne o tempo todo”. Também falou sobre suas atividades filantrópicas, acrescentando: “O foco principal são crianças e animais […] Também apoio a ASPCA [American Society for the prevention of cruelty to animals], porque sou apaixonada por dar voz aos animais”.

7#  Amelia Brodka

Outra atleta de skate que é vegana é a Amelia Brodka. Ela contou ao VegNews: “Desde que comecei a andar de skate, eu sabia que queria fazer isso o máximo possível, pelo maior tempo possível, e minha escolha de me tornar vegana me permitiu fazer isso”, também tendo acrescentado: “Isso fez uma grande diferença no meu bem-estar geral e capacidade de recuperação. Eu definitivamente encontrei muitos céticos que tentaram me convencer do contrário, mas para mim, os impactos positivos na minha saúde são inegáveis!”.

Olimpíadas de Tóquio: quais outros benefícios os atletas podem obter ao adotar uma dieta vegana?

Muitos atletas podem ter dúvidas se adotar uma dieta vegana será bom para sua performance.

Apesar de vários atletas das Olimpíadas de Tóquio terem dado declarações favoráveis ao veganismo, outras informações interessantes, apontada pelo Eu Atleta, em conversa com a nutricionista Luna Azevedo e o endocrinologista Yago Fernandes são as seguintes: 

  • Depois de parar de comer carne por um mês, há uma melhora no humor, na disposição e no desempenho na atividade física; 
  • Se não consumir carne por um ano, ocorre uma melhoria dos seus estados antioxidantes e anti-inflamatórios, e isso pode ajudar diretamente o sistema imunológico a se recuperar depois do exercício físico;
  • Após dez anos sem consumo de carne, acontece uma melhoria na perfomance esportiva. 

Lembrando que essas afirmações consideram dietas equilibradas, com acompanhamento nutricional.

Gostou de conhecer mais sobre os atletas que participam das Olimpíadas de Tóquio? Aproveite e leia também: 

Alimentação vegana para atletas 

5 motivos por que atletas estão aderindo a uma dieta vegana 

Conheça 10 atletas veganos no mundo do futebol. Marta está na lista!

*Imagem de capa: Divulgação FIVB

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores