A B’ZEOS, startup especializada em embalagens feitas de algas, anunciou a captação de uma rodada seed liderada pela Faber e pela ICIG Ventures, braço de investimentos do grupo industrial ICIG, elevando o total arrecadado em capital próprio e subsídios para mais de €5 milhões.
O aporte soma-se a investimentos anteriores do Biotope by VIB, Sustainable Ocean Alliance (SOA), além de diversas bolsas e subsídios de entidades como o Conselho de Pesquisa da Noruega, Global Seaweed Coalition, Innovation Norway e o programa Eurostars da Eureka Network.
Com sede na Suíça e um centro de P&D em Barcelona, na Espanha, a B’ZEOS utilizará os novos recursos para escalar a produção de seus materiais totalmente compostáveis, atendendo à crescente demanda por alternativas sustentáveis ao plástico.
Parcerias estratégicas e desenvolvimento robusto
A rodada seed e as parcerias com Faber e ICIG Ventures permitirão à B’ZEOS acelerar o desenvolvimento de seus produtos, atender às demandas da indústria e iniciar a produção comercial junto a parceiros corporativos.
A empresa já realizou cinco projetos-piloto pagos, incluindo um com a Nestlé, e pretende expandir essas iniciativas para demonstrar o valor de suas soluções e, potencialmente, criar uma “loja piloto” com seus parceiros. O novo capital também será usado para avançar o nível de prontidão tecnológica (TRL) de TRL7 para TRL8.
“A equipe altamente técnica da B’ZEOS nos impressionou. Sua expertise no setor permite compreender as necessidades e exigências de sustentabilidade na indústria de embalagens, criando soluções robustas e versáteis”, destacou a Dra. Pelin Yilmaz, diretora de investimentos da ICIG Ventures.
Uma alternativa escalável e pronta para a indústria
Fundada em 2018 por Guy Maurice, a B’ZEOS desenvolve materiais naturais a partir de algas, que crescem rapidamente sem ocupar terras agrícolas ou consumir água doce, além de capturar CO2.
A empresa criou materiais biodegradáveis e compostáveis em casa, compatíveis com linhas de produção existentes, adequados para diversos setores. Essas soluções replicam a funcionalidade do plástico, oferecendo uma alternativa para substituir milhões de toneladas de embalagens plásticas descartadas anualmente.
Maurice destacou que, com o apoio de parcerias estratégicas e o novo financiamento, a B’ZEOS está pronta para liderar o setor de embalagens sustentáveis. “Desenvolvemos uma solução baseada em algas, utilizando diversas espécies, que não é apenas ecológica, mas também uma alternativa escalável e pronta para fabricantes de embalagens em todo o mundo”, afirmou.
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Imagindairy recebe aprovação para comercializar proteínas lácteas sem animais
Mercado plant-based no Brasil supera expectativas para 2026
Unilever coloca The Vegetarian Butcher à venda
Compartilhe: