A Unilever decidiu vender a marca de carnes vegetais The Vegetarian Butcher como parte de um plano para enxugar seu portfólio, de acordo com informações divulgadas pela Sky News. A multinacional está trabalhando com o banco de investimentos Piper Sandler e já abordou potenciais compradores.
Na última semana, durante um evento para investidores, o CEO Hein Schumacher afirmou que pretende concentrar esforços nas “marcas de força” globais da Unilever, como a maionese Hellmann’s. Segundo a Reuters, essas marcas correspondem a mais de 70% das vendas da companhia.
Seguindo o Growth Action Plan 2030, Schumacher pretende se desfazer de marcas menores que somam cerca de £1 bilhão em vendas anuais. Entre elas, especula-se que estejam as marcas holandesas Unox e Conimex. A Unilever também tentou vender sua divisão de sorvetes, avaliada em £15 bilhões, mas, devido à dificuldade de encontrar um comprador, optou por transformá-la em uma empresa separada.
A Unilever adquiriu a The Vegetarian Butcher em 2018, e a marca tem registrado um crescimento sólido nas vendas. Seus produtos estão disponíveis em grandes varejistas no Reino Unido, como Tesco, Sainsbury’s e Ocado, além de contar com parcerias importantes no setor de alimentação, como com o Burger King. Ainda não se sabe qual será o valor estimado da marca para a venda.
Curiosamente, a decisão de venda contrasta com a meta anunciada pela Unilever no ano passado de alcançar €1,5 bilhão em vendas de produtos plant-based até 2025, como parte de seus esforços para reduzir emissões de carbono.
Fundada em 2010, a The Vegetarian Butcher comemorou seu 13º aniversário em 2023 com a inauguração de uma “butique vegana” em Roterdã. Na época, o então CEO da marca, Hugo Verkuil, declarou ao vegconomist: “Nossa missão continua a mesma: libertar os animais da cadeia alimentar. Acreditamos que isso é possível com produtos de alta qualidade, ótimo sabor e excelente perfil nutricional. Queremos tornar isso o novo normal, acessível a ainda mais pessoas.”
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