As irmãs Lucille e Emilie Battafarano, apaixonadas por gastronomia, aplicaram sua expertise artesanal e pesquisa inovadora para criar um condimento único, luxuoso e sustentável: um caviar 100% plant-based, que elas afirmam ser o primeiro e único do tipo no país.

Lançado este ano sob a marca Ancrée, o produto é feito com sementes de chia cuidadosamente selecionadas da Île-de-France e algas marinhas da Bretanha. Os ingredientes restantes, como molho de soja, vinagre e outros condimentos, são opções naturais, sem aditivos ou conservantes. O produto, no entanto, não é livre de glúten.

O novo caviar vegetal oferece um sabor e textura refinados que imitam o caviar tradicional, mas sem causar danos à vida marinha. De acordo com a startup francesa, as sementes de chia proporcionam uma textura levemente crocante, que, combinada com o sabor salgado e semelhante ao de peixe das algas, oferece uma “experiência de sabor memorável”.

Disponível em três sabores — Iodado, Picante e Trufado — a alternativa ao caviar é descrita como deliciosa e perfeita para realçar diversos pratos, de entradas a sobremesas. Atende veganos, flexitarianos e gourmets comprometidos que buscam uma alternativa sustentável aos frutos do mar para “ancorar novos hábitos alimentares”.

Gastronomia sustentável

A missão de Lucille e Emilie é promover o patrimônio culinário francês enquanto oferecem opções ambientalmente conscientes. O foco da Ancrée na produção local e em produtos livres de origem animal está alinhado com essa visão de um futuro alimentar mais verde.

“A marca revoluciona os códigos tradicionais do aperitivo francês, trazendo este produto excepcional à mesa para uma experiência memorável e saborosa”, diz a Ancrée à vegconomist.

“Reinvente o aperitivo francês com esta receita natural, sem aditivos e conservantes. Seja qual for sua dieta, convide à mesa um produto excepcional sem ovos de esturjão”, diz a empresa em seu site.

A Ancrée é produzida perto de Paris. Toda a linha de caviar vegetal pode ser comprada no site de comércio eletrônico da empresa e em lojas de alimentos gourmet. Além disso, a marca participa regularmente de exposições, feiras de alimentos e mercados temáticos.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

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Por Vitor Di Renzo em 13 de junho
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