A empresa alemã de biotecnologia AMSilk GmbH estabeleceu uma parceria de longo prazo com a Ajinomoto Foods Europe, afiliada do Grupo Ajinomoto, com o objetivo de fabricar proteínas de seda biológicas em larga escala para têxteis biodegradáveis.
Essa colaboração aproveitará a vasta experiência industrial da Ajinomoto em fermentação de precisão e sua unidade estrategicamente localizada em Nesle, na França, que fica próxima aos principais clientes da AMSilk nos setores de têxteis premium e bens de consumo. O local utiliza matérias-primas locais e energia renovável, alinhando-se ao compromisso da AMSilk com práticas empresariais sustentáveis.
Hiroshi Kaneko, presidente da Ajinomoto Foods Europe, comentou: “Estamos entusiasmados em nos associar à AMSilk e comprometidos em acelerar o desenvolvimento de mercado de seus produtos inovadores, apoiando seus esforços de biomanufatura em larga escala. Juntos, aspiramos a criar um impacto econômico e social significativo, impulsionando a inovação global.”
Alternativas de alto desempenho a materiais poluentes
A AMSilk, pioneira na produção de proteínas de seda sustentáveis, tem como objetivo se tornar fornecedora global, promovendo o uso de biomateriais de alto desempenho em diversas indústrias.
Marcas renomadas como Mercedes Benz, Omega, Airbus e Adidas já utilizaram os materiais da AMSilk para inovar em seus setores com alternativas sustentáveis.
As fibras de proteína de seda recombinante da AMSilk são descritas como oferecendo uma combinação de resistência e flexibilidade para aplicações têxteis, incluindo materiais de alto desempenho. Sua formulação biológica permite o desenvolvimento de alternativas livres de animais, biodegradáveis, recicláveis e isentas de plásticos, podendo ser ajustadas em nível molecular para atender a necessidades específicas do mercado, com aplicações em várias indústrias.
Em outras colaborações estratégicas, a AMSilk firmou parceria com a dinamarquesa 21st.BIO para acelerar a produção de suas proteínas recombinantes e atender à crescente demanda por soluções de materiais sustentáveis. Além disso, uniu forças com a BRAIN Biotech para otimizar uma proteína estrutural natural específica para uso em biomateriais de alto desempenho e registrou seu primeiro pedido de patente para esse processo de otimização.
No ano passado, a empresa captou €25 milhões de investidores já existentes, como ATHOS (AT Newtec), com participação de Novo Holdings, Cargill e MIG Capital, elevando seu total de capital investido para €54 milhões.
Ulrich Scherbel, CEO da AMSilk, declarou: “Como um player global com experiência consolidada, a Ajinomoto é um parceiro ideal para nossa produção. Suas capacidades de fermentação de primeira linha na França nos permitem atender à demanda de nossos clientes europeus, fornecendo materiais de alta qualidade próximos de suas operações.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Vendas de alimentos plant-based crescem na Europa
Guilherme Abomai: o primeiro atleta vegano de fisiculturismo a conquistar um pro card
Investimento de Mike Tyson impulsiona expansão do Mr. Charlie’s
Compartilhe: