Uma nova análise do Good Food Institute (GFI) examinou o mercado de alimentos plant-based em seis países europeus: Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Espanha e Reino Unido.
Com base nos dados da Circana, a análise revelou que as vendas de alimentos plant-based nesses países alcançaram €5,4 bilhões em 2023, representando um aumento de 5,5% em relação a 2022. Além disso, as vendas em volume cresceram 3,5%. O aumento nas vendas totais foi registrado em cinco dos seis países analisados.
Embora a inflação tenha impactado o setor em alguns países, as vendas cresceram principalmente nas categorias que avançaram em direção à paridade de preços. Em muitos casos, produtos de marcas próprias foram um fator chave de crescimento.
O segmento de leites e bebidas plant-based lidera o setor, representando 41% do valor total de vendas em 2023. A carne plant-based ocupa o segundo lugar, com 36,8%, enquanto categorias como creme e queijo mostram crescimento acelerado.
Alemanha
A Alemanha possui o maior mercado de alimentos plant-based na Europa, avaliado em €2,2 bilhões em 2023. As vendas em valor subiram 8%, enquanto as vendas por unidade cresceram 9% e o volume aumentou 11%. Nos primeiros meses de 2024, o mercado continuou em alta.
A carne à base de plantas foi o maior segmento, com valor de €922 milhões em 2023 e volume de vendas estável. No ano, 37% dos lares alemães compraram carne plant-based ao menos uma vez, um aumento em relação aos 34% de 2021, e mais de dois terços desses consumidores repetiram a compra.
O segundo maior segmento foi o de leites e bebidas vegetais, com €805 milhões em 2023, adquirido por 37% dos lares, três quartos dos quais compraram mais de uma vez. Marcas próprias de leites vegetais mostraram-se mais acessíveis que o leite de vaca de marcas próprias, custando em média €1,12 por litro. O creme vegetal foi a categoria de crescimento mais rápido, com aumento de 37% no volume.
França
A demanda por alimentos plant-based na França permaneceu estável, com o mercado avaliado em €648 milhões em 2023. Entre 2022 e 2023, o volume de vendas cresceu 2%, e o valor das vendas subiu 11%, embora esse aumento seja majoritariamente impulsionado pela inflação.
A carne plant-based foi avaliada em €221 milhões, com crescimento constante e aumento de 3,4% no volume. Já o segmento de leites e bebidas vegetais alcançou €211 milhões, com aumento de 2,6% no volume de vendas. O queijo vegetal foi o segmento de crescimento mais rápido, atingindo €10 milhões em 2023, com aumentos de 24% no volume e 34% no valor.
Itália
Na Itália, a demanda por alimentos plant-based manteve-se estável, com valor de vendas subindo 8% para €641 milhões, em parte devido à inflação. Leites e bebidas vegetais foram o maior segmento, com €315 milhões em 2023 e volume de vendas similar ao de 2022.
As vendas de carne vegetal atingiram €199 milhões, com crescimento de 13% em valor e 8% em volume entre 2022 e 2023. O queijo vegetal destacou-se como o segmento de crescimento mais rápido, com um aumento de um terço no volume e de 40% no valor, totalizando €15 milhões.
Países Baixos
Nos Países Baixos, as vendas unitárias e em volume de alimentos vegetais caíram entre 2022 e 2023, possivelmente devido ao aumento dos preços de alimentos. No entanto, as vendas parecem estabilizadas em 2024, com leve aumento nas vendas de carne vegetal. O mercado total de alimentos plant-based foi avaliado em €309 milhões em 2023, um crescimento de 1,1% em relação ao ano anterior.
A carne vegetal manteve-se como a maior categoria, com valor de €144 milhões, apesar de uma queda no volume. Em um dado promissor, as bebidas vegetais detinham 8% do volume total de bebidas à base de leite vegetal e animal. Assim como na Alemanha, o creme vegetal foi a categoria de maior crescimento, subindo 5% entre 2022 e 2023, com valor de mercado de €5,4 milhões.
Espanha
As vendas de alimentos vegetais na Espanha cresceram significativamente, alcançando €451 milhões em 2023, com aumento de 7,5% no valor e 6,4% no volume.
Leites e bebidas vegetais lideraram, com €308 milhões, e tiveram um aumento de 8% no volume e de 9% no valor. Cerca de 40% das famílias espanholas compraram leite vegetal, a maioria em mais de uma ocasião, acima dos 37% em 2021.
O queijo vegetal foi o destaque, com aumento de 34% no volume e 48% no valor. Além disso, um quinto das famílias espanholas comprou carne vegetal, proporção que se manteve estável desde 2021.
Reino Unido
No Reino Unido, as vendas de alimentos vegetais caíram, possivelmente devido à inflação e à crise do custo de vida. O volume de vendas caiu 9%, e o valor das vendas, 3%, embora o declínio tenha desacelerado em algumas categorias no início de 2024.
Leites e bebidas vegetais foram avaliados em £404 milhões em 2023, sendo comprados por mais de um terço das famílias. O mesmo ocorre com a carne vegetal.
O creme vegetal foi a categoria de crescimento mais acelerado, com aumento de 10% no volume e 23% no valor, totalizando £10 milhões. Atualmente, cremes alternativos de marcas conhecidas são mais baratos por litro que cremes de leite convencionais.
De acordo com Helen Breewood, gerente de pesquisa e recursos do GFI Europa, “o setor europeu de produtos plant-based continua avançando, mesmo com os desafios enfrentados pela indústria de alimentos. A carne e os laticínios vegetais estão se tornando opções comuns em muitos países europeus, enquanto novas categorias estão em expansão e alguns produtos começam a competir em preço com suas alternativas animais.”
A análise sugere que preços mais baixos e maior qualidade podem impulsionar o crescimento dessas opções mais sustentáveis.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
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