O Mercado Diferente, foodtech que promove o acesso a alimentos orgânicos ao mesmo tempo em que combate o desperdício, levantou R$ 24 milhões em uma rodada seed

Esse foi um recorde para rodadas seed em startups na área de alimentação saudável e contou com participação de fundos e investidores anjos com experiência em foodtechs e negócios de impacto. 

O investidor líder da rodada é o fundo brasileiro MAYA Capital, que já investiu em empresas em mercados relacionados a foodtech e saúde como NotCo e Alice.

A empresa utilizará o aporte para expandir o negócio para outras cidades brasileiras (atualmente, o serviço opera apenas na capital paulista). 

“Nossa missão é tornar comidas saudáveis algo acessível na América Latina. A maioria da população do continente ainda não tem acesso aos orgânicos e o preço é a principal barreira para isso. Ao atender este mercado que, só no Brasil, está avaliado em 35 bilhões de dólares, temos também a oportunidade de lutar contra o desperdício e causar um impacto positivo para toda a sociedade”. afirmou Eduardo Petrelli, CEO do Mercado Diferente. 

Alimentos orgânicos e sem desperdício 

O Mercado Diferente vende assinaturas de cestas de frutas, legumes e verduras orgânicos entregues sempre com frete grátis. 

Essas cestas podem ser compostas por até 50% de alimentos fora do padrão, o que ajuda a combater o desperdício em toda a cadeia de produção, além de permitir que as cestas do Mercado Diferente custem até 40% menos do que custariam no mercado.

Os alimentos fora do padrão são aqueles que, apesar de estarem adequados para o consumo, não atendem a determinadas exigências estéticas. Essa preocupação com a aparência faz com que quase 30% de todos os vegetais produzidos sejam desperdiçados entre a colheita e a venda.

“Acreditamos muito na missão do Mercado Diferente em reduzir o desperdício de alimentos e oferecer uma alimentação saudável e acessível para a população. O problema que eles estão trabalhando é muito relevante, pois é estimado que 10-40% das frutas e hortaliças produzidas são perdidas. Além do problema que estão resolvendo, a experiência e perfil complementar dos founders em logística, tecnologia, marketing e operações foram essenciais para nossa decisão de investimento”, acrescentou Lara Lemann, co-founder e Managing Partner da MAYA Capital. 

Cesta de alimentos orgânicos
Imagem: Divulgação Mercado Diferente

Os investidores que aportaram no negócio 

A lista de investidores conta ainda com outros 5 fundos, como GFC e Caravela, e com diversos anjos fundadores de unicórnios estratégicos, como Matias Muchnick (fundador e CEO da startup chilena de alimentos plant-based NotCo), Abhi Ramesh (fundador e CEO da Misfits Market, startup americana com valuation em mais de US$ 2 bilhões, que também vende alimentos orgânicos fora do padrão), Hamish Shephard (fundador da HelloFresh, um dos principais negócios de assinatura de alimentos do mundo) e Tiago Dalvi (fundador e CEO do unicórnio brasileiro de varejo Olist).

O movimento também marcou a primeira aposta na América Latina do fundo americano Collaborative Fund, que já investiu em negócios de impacto como Beyond Meet e Kickstarter, e a primeira investida do britânico FirstMinute Capital no Brasil.

“Estamos nos juntando a parceiros de peso para revolucionar o mercado de orgânicos e alimentação saudável na América Latina, fazendo com que esse tipo de alimento possa chegar à mesa de muito mais gente, impactando a vida e a saúde dessas pessoas”, disse Saulo Marti, CMO do Mercado Diferente.

Para criar uma solução que popularizasse o consumo de orgânicos ao mesmo tempo em que combatesse o desperdício na cadeia de produção, Eduardo Petrelli (um dos fundadores do aplicativo James Delivery, adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar em 2018) e Saulo Marti (que liderou áreas de marketing e growth em startups como Olist e 8fit) se juntaram a outros dois sócios, Paulo Monçores (executivo vindo da VTex, que assume como CTO do Mercado Diferente) e Walter Rodrigues (que cuidará da área de operações do Mercado Diferente após passagem pelo Rappi).

“Quando fundei a NotCo, o objetivo era mudar o comportamento dos consumidores e gerar impacto global. Ao conhecer o time de fundadores do Mercado Diferente, senti que nossos objetivos estavam plenamente alinhados, mesmo que com abordagens diferentes para fazer com que isso aconteça. Lutar contra o desperdício de alimento ao mesmo tempo em que você entrega valor real aos consumidores é uma missão incrível”, destacou Matias Muchnick, fundador da chilena NotCo.

Por ser baseado na oferta de alimentos que antes iriam para o lixo, o modelo de negócios do Mercado Diferente gera impacto tanto para os produtores de alimentos (que não precisam mais desperdiçar parte relevante de suas colheitas e, portanto, aumentam suas receitas) quanto para o cliente final (que pode consumir alimentos de qualidade a custos bem mais baixos que a média de mercado).

“Vejo uma oportunidade para o Mercado Diferente de ter um impacto gigante na América Latina. Similar a como fizemos com a Misfits para o Estados Unidos, porém em um mercado com mais espaço para democratizar o acesso à alimentação saudável”, comentou Abhi Ramesh, fundador e CEO da Misftis Market, um dos anjos da rodada.

Sobre o Mercado Diferente≠

O Mercado Diferente é uma foodtech brasileira que nasceu com a missão de proporcionar uma alimentação mais saudável a todos, enquanto combate o desperdício de alimentos na América Latina. 

A empresa resgata alimentos orgânicos “fora do padrão” que seriam dispensados entre a colheita e a venda, oferecendo ao consumidor final cestas de orgânicos até 40% mais baratas, no formato de assinatura e com entrega gratuita. 

Foi fundada por Eduardo Petrelli (ex-James Delivery), Saulo Marti (ex-Olist), Paulo Monçores (ex-VTex) e Walter Rodrigues (ex-Rappi). O Mercado Diferente tem entre seus investidores fundos como MAYA Capital e Collaborative Fund e anjos como Matias Muchnick (fundador da NotCo) e Abhi Ramesh (fundador da Misfits Market).

O serviço está disponível em todos os bairros de São Paulo e deve expandir para outras cidades da região metropolitana em breve. As cestas estão disponíveis em 3 tamanhos (individual, casal e família) e podem ser contratadas em assinaturas semanais, quinzenais ou mensais.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

My Good: conheça essa foodtech com sorvetes orgânicos e veganos

Projeto 80 mil horas: carreira, altruísmo eficaz e veganismo

6 TED Talks sobre veganismo e sistema alimentar

*Imagem de capa dos fundadores: Divulgação Mercado Diferente≠

Por Amanda Stucchi em 1 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores