O grupo varejista multinacional Ahold Delhaize anunciou que suas marcas europeias trabalharão para garantir que 50% das proteínas comercializadas sejam de origem vegetal até 2030.
As estratégias adotadas pelas marcas variarão de acordo com os mercados locais e as preferências dos consumidores. No entanto, poderão incluir a promoção ativa de produtos plant-based, programas de fidelidade com incentivos para o consumo desses alimentos e investimentos em educação para conscientizar os clientes sobre os benefícios de uma alimentação sustentável.
Ao reequilibrar suas vendas de proteínas, a Ahold Delhaize busca reduzir suas emissões, sendo que 95% delas provêm da cadeia de valor, fora das operações diretas da empresa. A companhia também reconhece que aumentar a participação de alimentos plant-based pode contribuir para alcançar objetivos de saúde nutricional.
“Pequenas mudanças podem gerar grande impacto”
Entre as marcas europeias da Ahold Delhaize estão Albert Heijn, Delhaize, bol, Maxi, entre outras. A Albert Heijn já havia estabelecido a meta de garantir que 60% das proteínas consumidas fossem de origem vegetal até 2030 e, no ano passado, revelou que 44,1% das proteínas vendidas em 2023 eram livres de ingredientes animais, um aumento em relação aos 42,6% registrados em 2022.
Além disso, um relatório publicado pela Madre Brava em 2024 apontou que Ahold Delhaize e Lidl são os grupos de supermercados europeus mais propensos a atingir suas metas de saúde humana e ambiental.
“Nós estamos comprometidos em inspirar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, focando no que realmente importa para os clientes das nossas marcas”, afirmou Claude Sarrailh, CEO da Ahold Delhaize Europa e Indonésia. “Nosso objetivo é atender a todos os consumidores e respeitar suas diversas preferências alimentares, ao mesmo tempo em que os incentivamos a experimentar opções mais ricas em vegetais. Mesmo pequenas mudanças nos hábitos de compra de milhões de clientes toda semana podem, coletivamente, gerar um impacto positivo para a saúde das pessoas e do planeta.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Rami Jokela é nomeado CEO da Solar Foods para expansão global
“Quero Ser Veg”: a primeira série sobre veganismo na TV aberta brasileira
Melt&Marble e Valio unem forças para criar alimentos vegetais inovadores
Compartilhe: