A multinacional francesa Accor, maior grupo hoteleiro da Europa e o sexto maior do mundo, anunciou sua estratégia de ampliação de opções de alimentos plant-based, com o objetivo de reduzir sua pegada de carbono e alcançar a neutralidade de emissões até 2050.
Como parte de sua política de sustentabilidade, a Accor planeja implementar opções vegetais em todos os seus hotéis e estabelecer que 50% dos itens de seus cardápios sejam plant-based até 2030. A ação integra a política global do grupo, intitulada “Good Food Feels Great”.
Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação da Accor nas Américas, compartilhou a notícia em um comunicado divulgado no Dia Mundial do Veganismo, ressaltando que a empresa já oferece opções veganas em 72% de seus hotéis nas Américas.
“No Dia Mundial do Veganismo, refletimos sobre o papel crucial da alimentação na preservação dos recursos naturais e no bem-estar animal. Na Accor, já oferecemos opções veganas em 72% de nossos hotéis nas Américas, mas queremos ir além”, afirmou Varlese.
Expansão das opções plant-based
Fundada em 1967, a Accor está sediada na França, sendo listada na Euronext Paris e no mercado OTC dos EUA. Com presença em mais de 110 países, o grupo administra 5.500 propriedades, 10.000 espaços de alimentação, além de centros de bem-estar e espaços de trabalho flexíveis. A Accor opera mais de 40 marcas de hotéis, desde o segmento de luxo até o econômico, incluindo a marca lifestyle Ennismore.
Como líder global no setor de hospitalidade, a Accor afirma estar comprometida com práticas éticas, desenvolvimento sustentável e diversidade. A empresa já adota políticas globais de combate ao desperdício de alimentos, redução de plásticos descartáveis e gestão de recursos hídricos. Além disso, promove o uso responsável de insumos como café, chá e cacau, consolidando sua responsabilidade em toda a cadeia de valor.
Nas Américas, a Accor colabora com entidades como Mercy for Animals e a brasileira EscolhaVeg para ajudar suas equipes a desenvolver opções veganas atraentes. Em 2023, o grupo fez parcerias com as marcas de alimentos plant-based N.OVO e NotCo para ampliar o portfólio de opções veganas.
Em 2021, a Accor firmou uma parceria pioneira com a marca chinesa Zrou, especializada em carnes vegetais, para introduzir opções plant-based em hotéis da Grande China. A Zrou produz alternativas veganas de carne de porco moída e queijo para o mercado chinês.
“Ampliando a oferta de pratos com menores emissões de carbono em nossos hotéis, avançamos na meta de alcançar a neutralidade climática até 2050”, declarou a Accor.
Na Colômbia, aproveitando a COP16 realizada em Cali, o grupo implementou uma parceria com a Foodsteps, que permite aos hotéis medir com precisão o impacto ambiental de cada item do cardápio. A iniciativa visa criar receitas com menor impacto sobre a biodiversidade e oferecer aos clientes opções de refeições que promovam a preservação do meio ambiente.
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Japoneses criam alternativa sustentável ao soro animal para cultivo de células
A estratégia surpreendente por trás do sucesso de US$ 100 milhões da Slutty Vegan
Startup nórdica de micélio entra no mercado japonês de proteínas alternativas
Compartilhe: