O couro vegano nem sempre teve uma boa reputação. Antigamente, o material costumava ser conhecido por desmoronar, arranhar facilmente e simplesmente não enfrentar a durabilidade da coisa real. Porém, nos últimos anos, a qualidade disparou e muitas marcas de moda vêm utilizando esse produto em suas criações!

O que é couro vegano?

O couro vegano é um material com uma aparência de couro que não é feito de nenhum produto animal. Existem algumas razões pelas quais ele existe.

Primeiro, a alternativa vegana é feita sem a pele de um animal. Estritamente falando através da lente da ética vegana, este é provavelmente um dos pontos mais importantes.

A maior parte do couro é um coproduto da indústria industrial de carne bovina, o que significa que é uma mercadoria valiosa que é produzida ao lado do produto principal. Um subproduto, por outro lado, é algo que é produzido incidentalmente. Alguns destes produtos são feitos de subprodutos, ou são coprodutos.

1# Couro PU e PVC

O couro vegano clássico é mais frequentemente feito de poliuretano (PU) ou cloreto de polivinila (PVC). O couro PU é mais respirável, enquanto o PVC é mais durável.

Embora ambos os couros sejam livres de animais e usem menos recursos do que o couro de vaca, ambos são feitos de plásticos derivados de combustíveis fósseis. Isso significa que eles não são tão sustentáveis quanto outros tipos de couro vegano, porque o plástico nunca se decompõe.

No entanto, vale a pena notar que o impacto deste produto ainda é até um terço menor do que o do couro convencional. Além disso, é livre de produtos de origem animal.

Imagem da bolsa: Divulgação Matt and Nat / site

2# Micélio

Conhecido como “couro de cogumelos”, o couro de micélio é feito da estrutura de raiz. Na natureza, o micélio é uma parte vital dos ecossistemas florestais, absorvendo nutrientes e ajudando na decomposição da matéria orgânica.

Geralmente, tem uma sensação de couro, é durável e pode ser usado em roupas, bolsas, sapatos, acessórios e muito mais.

O produto está em alta na moda e streetwear. Marcas como Stella McCartney, Adidas, Ganni, Calvin Klein e Lululemon estão entre aquelas que estão brincando com couro de micélio. Atualmente, existem alguns atores principais no espaço: Ecovative, MycoWorks e Bolt Threads.

Imagem do tênis: Divulgação Adidas / site

3# Casca de uva

Feito a partir das cascas das uvas indesejadas da indústria do vinho, esta alternativa é feito por uma empresa têxtil italiana chamada Vegea. De acordo com o site da empresa, ele pode ser usado para fazer bolsas, sapatos, cintos, carteiras, interiores de carros e móveis.

Imagem do couro: Divulgação Vegea / site

4# Couro de Cacto

Este material semelhante ao couro é feito das folhas do cacto nopal, uma planta resistente à seca que prospera em regiões áridas.

A planta é deixada intacta quando as folhas são colhidas, para que o nopal possa continuar a crescer. Também é nativo da região onde é cultivado, por isso se mistura com o ecossistema. Além disso, o cacto nopal absorve dióxido de carbono e requer muito pouca água para sobreviver.

É flexível e respirável como o produto de origem animal e seus usos são muitos. A marca colaborou com uma ampla gama de marcas de moda e fabricantes de carros, incluindo H&M, Fossil, Givenchy, Adidas, Karl Lagerfeld, Mercedes-Benz e BMW.

Imagem da bolsa: Divulgação Miomojo / site

5# Couro de Abacaxi

O couro de abacaxi, é feito a partir das duras fibras de celulose da folhagem da fruta tropical. O Piñatex, que é feito pela empresa londrina Ananas Anam, é o único no mercado. Não é completamente biodegradável, pois sua base é feita de PLA, um tipo de termoplástico. Graças a uma parceria com Dole, um grande produtor de abacaxi, o Piñatex é feito de sobras de folhas – em outras palavras, é considerado um co-produto.

O Piñatex é flexível, respirável e durável o suficiente para uma ampla gama de usos. A Nike lançou as cores de verão de seus Air Force Ones em junho de 2021, com detalhes de couro de abacaxi. Também tem sido usado por Hugo Boss, H&M e No Saint.

Imagem do tênis: Reprodução Sloul / site

6# Milho

O couro de milho é alternativa feito à base de milho e PU, ou seja, não é completamente biodegradável. É mais gentil e mais ecológico do que o de origem animal. É durável e de alta qualidade, o suficiente para chamar a atenção do mundo da moda de luxo, da Louis Vuitton a marcas veganas independentes, como a Luxtra, que também trabalhou com o próximo item da lista.

Imagem do tênis: Reprodução Louis Vuitton / site

7# Couro de maçã

Feito a partir das sobras de polpa e casca da indústria de suco, o couro de maçã, é perfeito para bolsas, sapatos e outros acessórios de moda. Esta opção é feita de 50% de resíduos de maçã e 50% de PU, o que significa que não é biodegradável.

Imagem da bolsa: Divulgação Miomojo / site

8# Levedura

Assim como o micélio, a levedura está em toda parte hoje em dia, desde nossa comida até nossos têxteis. A Modern Meadow, empresa de biotecnologia com sede em Nova Jersey, utiliza o colágeno livre de animais produzido por levedura via fermentação. O fermento está provando ser um forte concorrente em termos de substituição sustentável de todos os tipos de produtos animais.

Imagem do couro: Divulgação Modern Meadow / site

9# Cultivado

Cultivado em laboratório, feito à base de células, ou seja, sem abate de animais. O couro cultivado é feito de células bovinas reais que são cultivadas em um biorreator. Essas células recebem nutrientes até que, eventualmente, possam ser usadas para imitar a estrutura do couro de vaca.

Em maio de 2022, o ambientalista Leonardo DiCaprio investiu na VitroLabs, uma startup de biotecnologia que está desenvolvendo couro cultivado.

Imagem do couro: Divulgação Polybion / site

As alternativas listados acima não são os únicos exemplos de inovação têxtil. Há também couro feito de borras de café recicladas, plástico reciclado, madeira, resíduos agrícolas, cortiça, grãos, folhas e muito mais. Assim como com toda a variedade que você encontrará na indústria de carne à base de plantas, existem várias maneiras de fazer couro sem o animal.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Couro de micélio é uma alternativa sustentável para o mundo da moda

Conheça a designer responsável por levar o couro vegano para a LFW

Mercado de couro sintético atingirá US$ 42,74 milhões

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Ananas Anam

Por Ana Cristina Gomes em 10 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores