Olhar para além da intenção original dos ingredientes é uma prática diária que requer um pouco de reflexão. Invista alguns minutos para pensar em como reaproveitar ingredientes que seriam descartados, não apenas beneficia o planeta, mas também o seu orçamento destinado a alimentação. Dessa forma, é possível reduzir o desperdício dos alimentos!
De acordo com dados do IBGE, aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam sendo descartados, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.
O desperdício de alimentos é um problema global significativo que afeta não apenas a economia, mas também o meio ambiente e a segurança alimentar. Esse desperdício ocorre por várias razões e em várias fases, desde a colheita até à mesa do consumidor.
Reaproveitar ingredientes
Confira abaixo algumas dicas para reaproveitar ingredientes ao máximo no seu dia a dia!
1# Utilize os talos
Muitas vezes costumamos descartar os talos do brócolis, da couve-flor e da couve. Contudo, é possível fatiar os talos em fatias finas e adicioná-los a um refogado ou acrescentá-los a hambúrgueres caseiros.
2# Cozinhe a abóbora com a casca
A má notícia é que as abóboras são difíceis de descascar e boa notícia é que você não precisa! Se você assar ou cozinhar a abóbora fatiada, a casca amolecerá e você poderá comê-la.
Já as sementes da abóbora, podem ser retiradas, limpas e torradas em forno baixo. Dessa forma, é possível adicioná-las a saladas e granolas.
3# Congele as cascas dos vegetais
Sim, você pode congelas as cascas que jogaria fora e depois utilizá-los para preparar um caldo de legumes. É possível utilizar esse caldo em diversas preparações e é super prático, já que você pode ir congelando as cascas aos poucos, até obter uma quantidade maior para a preparação do caldo.
4# Faça chips com a casca da batata
Muitas vezes jogamos fora as cascas de batata, porém é possível secar bem as cascas e fritar ou assar, para fazer batatas fritas maravilhosas.
5# Carne de casca de banana
Sim, você pode utilizar a casca da banana para fazer uma alternativa á carne. Existem diversas receitas na internet, você pode refogá-las, adicionar ao molho de tomate, usar em um sanduiche, existem diversas possibilidade!
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
CellRev e Saint-Gobain Life Sciences criam rejuvenescimento de meios celulares para carne cultivada
Xuxa se torna sócia da Bloom fast-food vegano
Nova Zelândia se torna o primeiro país a proibir sacolas plásticas
Imagem ilustrativa de capa: Pexels