A Whole Foods Market divulgou sua previsão anual de tendências de alimentos e bebidas para 2025, destacando os ingredientes aquáticos plant-based como uma área de crescimento significativa.
O Conselho de Tendências da varejista, composto por mais de 50 membros da equipe, incluindo compradores, especialistas culinários e exploradores de ingredientes, vem monitorando as preferências dos consumidores há uma década. O relatório deste ano revela como novas categorias, como ingredientes à base de algas marinhas, estão moldando o futuro da inovação alimentar.
Cathy Strange, embaixadora da cultura alimentar da Whole Foods Market, comentou: “De movimentos importantes em torno do bem-estar animal, clima e transparência até os gostos e preferências em evolução dos consumidores, as tendências alimentares acabam por influenciar nossas conversas à mesa por anos e inspiram algumas das melhores ideias e soluções para o futuro.”
Ingredientes aquáticos plant-based
Um dos principais destaques do relatório é o crescente uso de ingredientes aquáticos de origem vegetal. Alimentos derivados de plantas aquáticas, como musgo-marinho, lentilha-d’água e ágar-ágar, estão ganhando atenção por sua sustentabilidade e valor nutricional.
O musgo-marinho, em particular, tornou-se popular por seus altos níveis de ferro, magnésio e iodo. Ele já está sendo incorporado em produtos como bebidas, gomas e até alternativas ao bacon, como é o caso dos produtos da MaryRuth’s Sea Moss Gummies e do bacon à base de algas marinhas da Umaro Foods.
Além de suas propriedades nutricionais, as plantas aquáticas estão sendo reconhecidas por seu potencial ambiental. A CEO da Umaro Foods, Beth Zotter, destacou que as “culturas de água salgada são uma solução subestimada e pouco estudada para as mudanças climáticas”, e a inclusão desses ingredientes em produtos mais amplos pode sinalizar um avanço em direção a uma produção de alimentos mais sustentável.
Essa tendência dá continuidade ao interesse crescente do ano passado por alternativas de frutos do mar plant-based, conforme previsto pela Whole Foods. Marcas como ALGAMA Foods e Konscious Foods já utilizam ingredientes aquáticos para replicar o sabor de frutos do mar, conectando esses ingredientes vegetais à categoria de substitutos de frutos do mar.
Outras tendências alimentares para 2025
O relatório da Whole Foods também identificou outras tendências-chave para 2025, com foco no consumo de proteínas. A tendência “Impulso Proteico” reflete o interesse contínuo dos consumidores em diversificar suas fontes de proteína, incluindo opções de origem vegetal.
No entanto, a Whole Foods observa que as proteínas animais tradicionais ainda dominam o mercado dos EUA, conforme insights recentes da Statista. Além disso, há um crescente interesse por carnes de órgãos ricos em nutrientes, que estão sendo incorporadas em produtos de carne misturada, facilitando o consumo desses alimentos sem a necessidade de preparo complexo.
Sustentabilidade em destaque
A sustentabilidade permanece como um tema recorrente na previsão para 2025. O relatório destaca a adoção de embalagens “compostáveis de próximo nível”, com as marcas buscando alternativas sem plástico.
Além disso, a categoria “bebidas mais sustentáveis” mostra os esforços de empresas de bebidas para reduzir seu impacto ambiental, como o uso de ingredientes resistentes à seca na produção de cervejas e embalagens com menor impacto ambiental na indústria do vinho.
Ao celebrar o décimo ano de previsão de tendências, Sonya Gafsi Oblisk, Diretora de Marketing e Merchandising da Whole Foods, refletiu sobre o papel da varejista na inovação alimentar: “Neste ano, estamos especialmente empolgados em comemorar o quanto avançamos, destacando tendências para 2025 que não apenas refletem as preferências crescentes dos consumidores, mas também ultrapassam os limites do que é possível no mundo da alimentação.”
Confira a matéria publicada na Vegconomist.
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