A campanha global Veganuary, que incentiva a adoção de dietas baseadas em vegetais durante o mês de janeiro, registrou um recorde de 25,8 milhões de participantes em 2025. Este ano, a iniciativa ampliou sua presença internacional, lançando programas no Canadá, Peru e Malásia, em colaboração com parceiros locais para promover a alimentação vegana.

A estimativa de participação foi calculada com base em pesquisas realizadas em 11 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Brasil. Os dados foram extrapolados considerando informações populacionais. Nos EUA, a campanha contou com apoio de grandes marcas de alimentos, redes varejistas e restaurantes, como The Kraft Heinz Not Company, Amy’s Kitchen e Voodoo Doughnuts, que lançaram produtos e promoções veganas.

De acordo com Sandra Hungate, diretora do Veganuary nos Estados Unidos, “É incrível ver o número de participantes em janeiro e saber que o Veganuary não é mais apenas um desafio de um mês. Mais de um quarto dos participantes manteve o veganismo após o Veganuary 2024, e 81% reduziram o consumo de produtos de origem animal pela metade ou mais”.

Apoio e iniciativas nos EUA

Nos Estados Unidos, a edição de 2025 contou com o suporte de empresas como Vitacost, Field Roast e Lightlife. Além disso, mais de 50 restaurantes em Nova York e na Cidade de West Hollywood participaram da campanha, que também foi promovida entre residentes, comércios locais e servidores municipais.

Figuras públicas também aderiram ao movimento, incluindo os atores Woody e Laura Harrelson, o comediante Preacher Lawson e a ex-lutadora da WWE Amy Dumas. Paralelamente, uma equipe internacional de cientistas, composta exclusivamente por mulheres, adotou a dieta vegana enquanto realizava uma expedição climática na Antártida.

A campanha também foi integrada ao ambiente corporativo, com mais de 40 empresas norte-americanas dos setores de mídia, educação, energia solar e indústria incentivando seus funcionários a aderirem à iniciativa.

Expansão na China com o V-March

Embora o Veganuary já esteja presente em 20 países, a campanha enfrenta desafios em algumas regiões devido às diferenças culturais e de calendário. Na China, onde o Ano Novo Lunar ocorre entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, a China Vegan Society criou uma nova iniciativa chamada Mangchun Sanyue (茬春三月), ou V-March, para incentivar o consumo de alimentos de origem vegetal durante o mês de março.

“A China possui uma tradição culinária rica em pratos baseados em vegetais. Em meio às crises de saúde, ambientais e éticas que enfrentamos atualmente, temos mais motivos do que nunca para valorizar essa herança gastronômica”, afirmou Jian Yi, fundador e CEO da China Vegan Society.

O V-March será lançado em 1º de março e durará 31 dias. Mais de 50 empresas chinesas já confirmaram participação, com outras sendo incentivadas a aderir à iniciativa.

Confira a matéria publicada no vegconomist.

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