Aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, acabando em lixeiras e aterros sanitários, ou estragando-se em caminhões ou armazéns. Nos Estados Unidos, 30-40% dos alimentos são deixados para apodrecer, sendo que os produtos de origem animal representam 27% desse desperdício. A maior parte dos alimentos descartados vem de residências individuais, com restaurantes, mercearias e outros serviços alimentícios logo atrás.

O desperdício de alimentos é responsável por 8 a 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para a insegurança alimentar e a fome, resultando em quase 1.300 calorias de alimentos sendo jogados fora por pessoa diariamente nos Estados Unidos. 

O desperdício de alimentos é um problema sério também no Brasil. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cerca de 30% de todos os alimentos produzidos no país são desperdiçados, o que representa cerca de 26,3 milhões de toneladas de comida jogadas fora anualmente. Desse total, a maior parte é perdida na fase pós-colheita, durante o transporte, armazenamento, processamento e distribuição. O desperdício também ocorre em restaurantes, bares, padarias, supermercados e residências. Além do impacto ambiental e social, o desperdício de alimentos também representa uma perda econômica significativa para o país.

O upcycling de alimentos, que encontra usos para produtos e ingredientes comestíveis que de outra forma seriam descartados, é uma maneira de lutar contra esse problema e ainda tem o potencial de criar economias circulares que adicionam valor a produtos descartados, desenvolver novas fontes de alimentos para comunidades, expandir mercados para produtores agrícolas e minimizar um grande impulsionador das mudanças climáticas em múltiplos níveis. 

Aqui no Brasil, a Tensei, a foodtech de alimentos, atua diretamente luta contra o desperdício de alimentos através do processo de upcycling. Fundada em 2017 pelo casal Thiago Diniz e Caroline Diniz, a Tensei ainda é a única marca de alimentos com escala industrial sem traços dos 18 alergênicos listados pela Anvisa

“Apostamos na fabricação e venda de um produto orgânico, saudável e num preço competitivo, utilizando alimentos considerados fora do padrão. Utilizamos alimentos que, apesar de estarem adequados para o consumo, não atendem a determinadas exigências estéticas do varejo, para produzir seus produtos.  E consequentemente, muitos destes alimentos seriam desperdiçados.”, diz o Thiago. 

Além de ajudar na redução do desperdício de alimentos, Thiago conta que a foodtech gera mais renda para os pequenos agricultores, menos impacto no meio ambiente e democratiza o acesso a alimentos orgânicos. Atualmente, a fábrica localizada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, já gera 60% da sua própria energia com energia solar.

Graças ao uso de vegetais “fora do padrão” consegue oferecer produtos orgânicos à base de vegetais econômicos, sendo vendidos por apenas R$ 2,50 na ponta do varejo. Atualmente, os congelados da Tensei são vendidos para o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Maranhão e Amazonas. 

Para escalar a sua operação, a Tensei abriu recentemente a sua rodada de investimento pela Vegan Business e quer abrir a possibilidade de seus fãs e consumidores participarem do crescimento da empresa. A marca já captou R$ 550.000,00 com 91 investidores e busca captar até R$ 1,2 milhão. Para investidores buscando diversificar seus investimentos para empresas sustentáveis com grande potencial de escala, essa é uma ótima oportunidade. 

 Para os interessados em participar do investimento, a reserva pode ser feita aqui

Sobre o mercado que a Tensei atua:

De acordo com uma pesquisa promovida pela Euromonitor, o Brasil movimenta em torno de US$ 35 bilhões anuais em consumo de alimentos saudáveis e ocupa a 4ª colocação deste segmento no ranking global. Nos últimos cinco anos, garante a pesquisa, o crescimento do setor aqui foi de em média 12,3% ao ano.

O mercado brasileiro de orgânicos movimentou cerca de R$ 6,5 bilhões em 2021, um avanço de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), que esperava aumento de 10%.

Além do mercado de alimentos saudáveis e orgânicos, a Tensei também atua no mercado de alimentos “free from”, uma categoria que têm ganhado bastante relevância nos últimos anos. 
 
Cerca de 8% entre crianças e adultos possuem alergia alimentar no Brasil. Cerca de 40% sofrem algum tipo de intolerância alimentar – ASBAI, 2022.

Leia mais sobre os diferenciais da Tensei neste artigo e saiba mais sobre a rodada aqui.

Por Christian 'Crica' Wolthers em 7 de maio
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