A Western University, no Canadá, superou suas metas iniciais ao implementar uma variedade de opções no cardápio à base de plantas em seus refeitórios residenciais.

Originalmente, a instituição se comprometeu a oferecer 40% dos itens de seus cardápios como opções à base de plantas até janeiro de 2024. Surpreendentemente, a Western University alcançou esse objetivo antes do prazo previsto. Até setembro de 2023, aproximadamente 43% das refeições servidas nos na universidade eram à base de plantas.

Cardápio à base de plantas

Esta conquista é fruto da parceria entre a Western University e a Humane Society International, marcando a instituição como a primeira no Canadá a se comprometer com uma meta de alimentação baseada em plantas por meio de um processo de auditoria. Além disso, a colaboração contou com a contribuição de um professor do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade de Toronto.

Essa realização segue outras iniciativas recentes que têm promovido alimentos à base de plantas nas universidades, como o uso de um chef robô que prepara pratos à base de plantas com impressão 3D na Universidade de Denver e a campanha “Universidades Baseadas em Plantas” (PBU) no Reino Unido.

Atingir 50% até 2025

Porter destacou a importância da prestação de contas em relação ao compromisso, afirmando ao Western Gazette: “Acho que, às vezes, é fácil estabelecer uma meta, mas é ótimo quando alguém o mantém responsável”. Durante o verão, o programa Forward Food da Humane Society International ofereceu um treinamento abrangente aos chefs da universidade, capacitando-os a criar cardápios veganos.

Essa iniciativa conta com a participação fundamental do programa Forward Food do Canadá, que fornece treinamento culinário baseado em plantas para os chefs de quatro universidades, incluindo a Western University, a Universidade de Guelph, a Universidade de Windsor e a Universidade McMaster de Hamilton.

Porter enfatizou que essa mudança atende o objetivo de aumentar as opções à base de plantas para 50% até 2025!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Ágar-ágar: conheça a alternativa de gelatina vegana

Estudo: dieta à base de plantas promove mais saúde aos gatos

Apple substitui couro por alternativa de tecido ecológico

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Plant Based Universities

Por Ana Cristina Gomes em 19 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores