A startup de tecnologia alimentar, Tender Food, com sede em Boston, conhecida por criar bifes a partir de proteínas vegetais, anuncia ter recebido uma bolsa de US$ 999.986 do National Science Foundation (NSF) dos EUA para explorar, ao longo de dois anos, o potencial de novos produtos de carne híbrida combinando células animais cultivadas com proteína vegetal.

Com o financiamento para pesquisa e desenvolvimento, a Tender Food irá colaborar com o Laboratório Kaplan no Centro de Agricultura Celular da Universidade Tufts (TUCCA) para determinar se as células cultivadas melhoram o sabor, aroma e valor nutricional da carne à base de plantas da empresa. O objetivo é desenvolver alternativas de carne nutritivas e saborosas que atraiam os consumidores. A Tender Food também pretende avaliar a viabilidade de lançar esses novos produtos híbridos no mercado.

O Dr. Luke MacQueen, co-fundador e CSO da Tender Food, comentou: “Estamos entusiasmados com esta oportunidade de colaborar com o Centro de Agricultura Celular da Universidade Tufts para explorar o campo emergente da agricultura celular e descobrir se as células animais cultivadas podem aprimorar as carnes à base de plantas.”

Melhores alternativas à carne

Fundada por engenheiros de Harvard, a Tender Food aproveita a fabricação de próxima geração e inovações em ciência de materiais para criar cortes de carne alternativos mais saudáveis, incluindo peitos de frango, carne de porco desfiada e bifes.

A empresa desenvolveu uma tecnologia inovadora de fiação de fibras à base de plantas que transforma proteínas vegetais em fibras. A tecnologia alimentar afirma que suas carnes alternativas têm texturas e propriedades de cozimento indistinguíveis da carne animal, com perfis nutricionais ricos em proteínas, sem aditivos ou enchimentos.

Em 2022, a Tender Food levantou US$ 12 milhões em uma rodada inicial que incluiu Natalie Portman, entre outros investidores, para expandir a produção de suas linhas de fabricação. A empresa fornece carnes alternativas a clientes de serviços alimentícios e colabora com restaurantes para ajudá-los a lançar versões veganas de seus pratos tradicionais à base de carne.

O Dr. Christophe Chantre, co-fundador e CEO da Tender Food, compartilhou: “Criar carnes alternativas deliciosas e acessíveis é fundamental em nossa luta contra as mudanças climáticas, mas precisamos de ferramentas melhores para que isso aconteça. Somos gratos pelo apoio do NSF em nos ajudar a desenvolver essas tecnologias alimentares inovadoras.”

Leia também:

Mun Alimentos abre rodada pela Vegan Business

Austrália mais perto de aprovar carne cultivada

São Paulo recebe Feira Vegana de Natal

Por Vitor Di Renzo em 12 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores