O acelerador de food tech espanhol, Eatable Adventures, lançou a quarta edição do Estado da Foodtech na Espanha 2023, revelando a força e a resiliência do ecossistema em nível nacional.
Os números do panorama de investimentos durante o ano demonstram que, apesar da crise econômica global e da queda acentuada nos investimentos em todo o mundo, as startups espanholas captaram € 226 milhões em 2023. Segundo a Eatable Adventures, esse total representa uma diminuição de apenas 16% em comparação com o ano anterior – um desaceleramento moderado.
Para contextualizar, de acordo com os dados do estudo da Eatable Adventures do ano passado, os investimentos em food tech na Espanha atingiram € 268 milhões em 2022, marcando um crescimento de 9,3% em relação a 2021.
Entre os principais investidores nacionais, destaca-se a Capsa Vida, que apoiou as food techs baïa, entomo agroindustrial, GrinGrin e nucaps; a BeHappy Investments, que respaldou Harbest Market e Hunty; e a Clave Capital, que investiu em Deep Detection e Groots.
O programa Spain Foodtech da Eatable Adventures apoiou as startups Bio2coat, Mmmico e Néboda, consolidando sua posição como um investidor proeminente na Espanha.
420 startups em 2023
Em relação à fase de investimento das startups, as rodadas pre-seed e seed mostraram estabilidade, indicando um interesse significativo de investidores nacionais e internacionais. As startups na fase seed foram a maioria, representando aproximadamente 38,9%, seguidas de perto pelas fases pre-seed, que constituíram cerca de 29%, de acordo com o novo relatório.
O relatório também revela que o setor de food tech espanhol manteve um censo semelhante ao do ano anterior, com 420 startups em 2023, tornando-o um dos ecossistemas de food tech mais dinâmicos, afirma o acelerador de food tech.
41% das startups pertencem à categoria de produção e processamento de alimentos, que experimentou um aumento de 6% em comparação ao ano anterior. A crescente demanda por inovações na produção de alimentos impulsiona esse crescimento, com múltiplas startups criando novos produtos com novos ingredientes, embalagens, tecnologias de produção de alimentos e até soluções de segurança alimentar, gestão de resíduos e rastreabilidade.
Na segmentação das categorias de startups, agritech representou 21%, varejo e distribuição 13%, e tecnologia de restaurantes junto com serviços de entrega totalizaram 25%.
Bacon vegetal impresso em 3D
No varejo, Cocuus e Foody’s alcançaram um marco histórico no setor com o lançamento do bacon vegetal impresso em 3D e com a abertura da primeira instalação de impressão 3D do mundo.
Por fim, o relatório também destaca o crescente apelo do setor para empreendedoras, observando que 36% das startups pesquisadas incluem uma mulher sócia em sua equipe fundadora ou de liderança.
“Não apenas testemunhamos a resiliência de nosso ecossistema, mas também a consolidação e o lançamento de tecnologias disruptivas no mercado, como foi o caso da chegada ao canal de varejo do primeiro bacon vegetal bioimpresso em 3D, desenvolvido pela Cocuus e Foody’s.
“Essa conquista destaca a robustez tecnológica da Espanha, reafirmando sua posição de destaque no campo internacional de Foodtech”, comentou Mila Valcárcel, Managing Partner da Eatable Adventures.
Para mais informações sobre o estudo, faça o download do relatório completo aqui.
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