De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de comparação de finanças pessoais Finder, a população vegana no Reino Unido agora é de 2,5 milhões, o que significa que 4,7% dos adultos seguem uma dieta plant-based. Esse número aumentou significativamente em 1,1 milhão entre 2023 e 2024.
Além disso, há 3,1 milhões de vegetarianos no Reino Unido, representando 5,8% da população. Esse número diminuiu ligeiramente desde o ano passado, mas isso pode ser porque alguns vegetarianos adotaram a dieta vegana. 3 milhões de pessoas são pescetarianas, consumindo peixe, mas nenhuma outra carne.
Além disso, enormes 6,4 milhões de britânicos afirmam planejar adotar alguma forma de dieta livre de carne em 2024, com 2 milhões esperando se tornar veganos. A pesquisa destaca que é improvável que todos sigam suas intenções, mas se todos o fizessem, o Reino Unido teria 15 milhões de cidadãos sem carne no início de 2025, o que representa 28% da população adulta.
As gerações Z e millennials têm as maiores populações sem carne, juntamente com o maior número de pessoas interessadas em abrir mão da carne. 26% da geração Z atualmente segue uma dieta sem carne, com 9% delas não consumindo produtos de origem animal. Outros 26% têm a intenção de parar de comer carne em 2024, o que tornaria metade da geração sem carne. Os millennials seguem de perto, com 22% seguindo uma dieta sem carne. A tendência diminui progressivamente com as gerações mais antigas.
Londrinos abandonam a carne
Por região, Londres tem a maior população sem carne, atingindo 21%. Outros 18% esperam abandonar a carne em 2024. Em contraste, o Sudoeste tem o menor número de veganos, vegetarianos e pescetarianos, com 11%. Os escoceses são os menos propensos a abandonar a carne em 2024, com 6%.
A pesquisa corrobora dados recentes da Vegan Society, indicando que 41% dos homens britânicos têm interesse em se tornar veganos ou têm planos para isso — mesmo que apenas 37% da população vegana atual sejam homens.
Um relatório do ano passado constatou que o mercado de alimentos veganos no Reino Unido estava crescendo a uma taxa de 9,58%, com 40% dos consumidores desejando mais opções plant-based. Isso foi impulsionado principalmente por preocupações com a saúde, incluindo o aumento da obesidade e intolerância à lactose. Preocupações com o bem-estar animal e o meio ambiente também desempenharam um papel.
“Em 2024, mais britânicos estão adotando uma dieta sem carne, o que significa que escolheram se tornar vegetarianos, pescetarianos ou veganos”, diz o Finder. “Com vários serviços de assinatura de alimentos e marcas agora atendendo aos estilos de vida plant-based, adotar uma dieta sem carne tornou-se muito mais fácil e acessível para os britânicos.”
Leia também:
Super Vegan lança linha de pistache
Solar Foods e Fazer lançam barra de chocolate com proteína do ar
PhytoLove lança suplemento completo de ômega plant-based