A produtora de alimentos finlandesa Fazer anuncia o lançamento em Cingapura da primeira barra de chocolate do mundo impulsionada pelo Solein.

O Solein, criado pela biotecnologia finlandesa Solar Foods, é uma proteína inovadora produzida por meio da tecnologia de fermentação, utilizando micróbios, dióxido de carbono e eletricidade, sem a necessidade de recursos agrícolas, sendo chamada de “proteína do ar”.

Com essa introdução, a Fazer se torna a primeira empresa de bens de consumo rápido a oferecer um produto feito com Solein, marcando também a estreia da proteína do ar em produtos de consumo.

O Solein recebeu aprovação regulatória em Cingapura em 2022, possibilitando sua introdução ao público em diversos pratos, incluindo um gelato de chocolate sem laticínios desenvolvido em colaboração com a Fico, parceira de restaurante da Solar Foods.

Experimente o futuro

Chamada de “Experimente o Futuro”, a barra de chocolate vegana é feita com 70% de chocolate amargo, morangos, avelãs, flocos de aveia e 2% de Solein. Diz-se estar repleta de ferro e fibras, oferecendo uma opção de lanche saudável e sustentável para os consumidores em movimento. Além disso, não contém óleo de palma.

Lançado em edição limitada, o lanche estará disponível exclusivamente nas lojas de doces The Cocoa Trees em toda Cingapura.

“Este é um momento emocionante para nós, trabalhando com a Fazer – a primeira vez que as pessoas podem experimentar o Solein em uma barra de lanche para consumidores. Isso também demonstra o potencial do Solein como um fortificante sustentável e nutritivo. Com esta introdução em Cingapura, estamos obtendo feedback valioso dos clientes sobre a viabilidade do Solein em uma nova categoria de produtos e também percebendo a aceitação do consumidor para ingredientes futuros”, compartilhou Pasi Vainikka, CEO da Solar Foods.

Proteínas nutritivas e sustentáveis

Vainikka também anunciou que a Solar Foods tem como meta um lançamento em larga escala na Europa entre 2025 e 2026, com uma ampla gama de produtos.

Em novembro passado, a Solar Foods captou €8 milhões em uma rodada para acelerar a produção em sua primeira instalação em escala comercial, a Factory 01, e comercializar sua proteína sustentável e versátil. No início de 2022, a Solar Foods recebeu um investimento de €10 milhões da Pharmacy Pension Fund da Finlândia para contribuir para a construção da planta.

Com a instalação prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2024, a introdução de um produto de consumo com a proteína inovadora servirá como uma oportunidade valiosa para testar o mercado antes que o Solein atinja a produção em larga escala, afirma a Solar Foods.

A Fazer é a maior acionista da Solar Foods e tem trabalhado ativamente com a equipe de P&D no desenvolvimento de produtos. A biotecnologia finlandesa também firmou parceria com a gigante alimentícia japonesa Ajinomoto para desenvolver produtos feitos a partir do Solein e introduzi-los globalmente.

“Cingapura é o local perfeito para nosso Chocolate Snack Bar Taste the Future, com um ecossistema alimentar altamente inovador e pessoas que são não apenas apaixonadas por comida, mas curiosas para experimentar coisas novas, com benefícios nutricionais e sustentabilidade”, disse Heli Anttila, VP, Desenvolvimento de Novos Produtos da Fazer Confectionery.

Os clientes podem experimentar a nova barra de chocolate em uma oportunidade única de degustação pública neste dia 20 de janeiro na loja The Cocoa Trees no Raffles City Shopping Centre.

Leia também:

PhytoLove lança suplemento completo de ômega plant-based

Revo Foods lança campanha de crowdfunding para expansão

Justiça permite “leite” nos rótulos do NotMilk

Por Vitor Di Renzo em 19 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores