A ProVeg South Africa divulgou a terceira edição do relatório anual “Ranking de Franquias de Fast-Food Amigáveis para Dietas Plant-Based”, em celebração ao Mês Mundial do Veganismo, destacando o crescimento do veganismo no país e globalmente.
A nova análise revela o crescente interesse e ampliação das opções plant-based nos menus das redes de fast-food sul-africanas (QSRs). A expansão inclui opções principais, acompanhamentos e sobremesas, evidenciando inovações gastronômicas e um aumento na demanda do consumidor por alternativas vegetais em comparação aos últimos dois anos.
O aumento das opções plant-based acompanha o crescimento geral do setor de fast-food no país, que teve um incremento de 41% no faturamento em comparação a 2019. Segundo a organização, as redes de fast-food estão alimentando mais lares sul-africanos do que nunca, com um volume de pedidos em maio deste ano superior ao número de eleitores que participaram das eleições nacionais.
QSRs e o papel na promoção das dietas plant-based
O avanço do setor de fast-food destaca o papel fundamental das redes QSRs na introdução e popularização das opções plant-based, funcionando como ponto de partida para quem explora alternativas alimentares.
Contudo, a ProVeg South Africa observou uma lacuna na conscientização dos consumidores sobre a disponibilidade dessas opções. Dos 800 entrevistados, apenas 31% sabiam que QSRs específicos ofereciam opções plant-based. Essa tendência foi observada também na primeira edição de 2024 do relatório, publicada em janeiro, que recomendou campanhas publicitárias eficazes para atrair não só veganos e vegetarianos (3% da população), mas também flexitarianos e onívoros, ampliando o leque de consumidores e potencialmente aumentando as vendas.
A ProVeg South Africa destaca o aumento da demanda por opções vegetais no setor de fast-food nos últimos cinco anos, em sintonia com a rápida expansão do mercado global de produtos plant-based, inclusive na África.
Embora a culinária africana seja diversa e inclua muitos pratos vegetais, o continente registrou uma mudança gradual para dietas baseadas em carne à medida que a economia cresce e o acesso aos produtos de origem animal se amplia. De acordo com a Statista, o consumo de carne per capita no continente foi de 9,6 kg entre 2020 e 2022, bem abaixo dos 78,6 kg observados na América do Norte.
Para promover dietas mais saudáveis e aumentar a conscientização sobre alternativas econômicas ao consumo de carne, a ProVeg International expandiu sua atuação na África, com escritórios na Nigéria e na África do Sul.
Simply Asia lidera o ranking
O relatório da ProVeg avaliou e classificou as principais redes de fast-food quanto à presença de opções vegetarianas em seus menus. O ranking considerou a variedade e a proporção de itens plant-based, além da apresentação e rotulagem desses pratos, com um sistema de pontuação focado principalmente nas opções de refeições principais.
A Simply Asia, maior rede de comida tailandesa e asiática da África do Sul, conquistou o primeiro lugar neste ano, subindo da segunda posição em 2023.
A rede se destacou pela ampla gama de pratos plant-based, incluindo opções de arroz e macarrão inspirados na culinária tailandesa e muitas alternativas de sushi. A Simply Asia também obteve altos índices de aprovação em rotulagem e apresentação de menu, integrando harmoniosamente as opções vegetais e criando um menu separado para clientes veganos.
“A rede estabelece um padrão exemplar ao usar o tofu como ingrediente principal para substituição de carne, demonstrando a simplicidade de incorporar alternativas veganas aos pratos,” afirmou a ProVeg South Africa no comunicado.
Outras redes que tiveram bom desempenho incluem Kauai, Panarottis, Nando’s e Spur, entre as 26 QSRs avaliadas.
Oportunidades de lucro para as redes de fast-food
No relatório, a ProVeg apresentou recomendações para que as redes de fast-food atraiam novos clientes e aumentem o gasto dos consumidores. Essas estratégias buscam ajudar as QSRs a captar o mercado global de alimentos veganos, que deve atingir USD 65,4 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 10,41%.
Entre as sugestões, a organização recomenda que os restaurantes destaquem os benefícios ambientais e para a saúde das opções plant-based. Por exemplo, a avaliação identificou poucas opções vegetais rotuladas com indicadores de saúde, como programas de recompensas ou selos de alimentação saudável.
O diretor da ProVeg South Africa, Donovan Will, comentou: “Apesar do ambiente de mercado desafiador, tanto no setor alimentar quanto no setor de alimentos plant-based, ainda há oportunidades significativas para que as redes de fast-food lucrem com o crescente interesse nas opções vegetais, atraindo novos clientes, aumentando o gasto dos clientes atuais e promovendo o compromisso com a saúde e a sustentabilidade.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
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