Você quer conhecer as melhores opções de proteínas veganas de 2023? Então continue lendo que é exatamente isso que iremos te mostrar nesse artigo!

Especialistas concordam que uma dieta vegetariana ou vegana bem planejada pode fornecer todos os nutrientes necessários. De fato, os alimentos vegetais contêm significativas quantidades de proteína, de modo que, uma alimentação bem planejada consegue suprir todas as necessidades, sem desespero. 

Contudo, nem todos conseguem suprir suas necessidades diárias apenas com a alimentação, seja por falta de planejamento ou por ajustes temporários nas necessidades, como no caso de atletas em treinamento ou indivíduos debilitados em processo de recuperação.

Se você é vegano ou vegetariano, alérgico e/ou intolerante a componentes do leite e seus derivados, ou se apenas evita produtos de origem animal, pode se beneficiar de suplementos proteicos à base de plantas. Você pode escolher entre uma variedade de marcas de proteínas veganas – com ou sem sabor – para misturar com água, leite vegetal, smoothies, aveia ou outros alimentos.

Portanto, elencamos as principais marcas de proteínas à base de plantas disponíveis no mercado, para que você possa escolher a melhor proteína vegana para sua situação, vamos lá:

As 10 melhores proteínas veganas (2023)

  • Dobro
  • Plantlab
  • EatClean
  • Veggie Protein
  • Puravida
  • Best Vegan
  • Rakkau
  • Nutrawell
  • True Vegan

Dobro

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

A Dobro é uma foodtech focada em nutrição esportiva e comprometida com o nosso corpo e com o meio ambiente. Sua linha PROT de proteínas vegetais oferece um produto saboroso, com um aminograma completo, 20g de proteínas por dose e 100% da quantidade de vitamina B12 recomendada por dia.

Todas as proteínas da marca são compostas por proteínas isoladas de ervilha, arroz e lentilha, leite de coco, bem como, vitamina B12 e stevia, sempre aproveitando os benefícios que cada ingrediente tem a oferecer.

Disponível nos sabores morango, chocolate com avelã, capuccino e baunilha.

Imagem: Divulgação

Plantlab

A Plantlab é uma marca brasileira que promete ser a proteína mais cremosa das gal. A linha é feita com proteína de ervilha importada, exclusiva, sem solventes químicos (hexano) e sem transgênicos, que segundo a marca, foi premiada como a proteína de ervilha mais suave do mundo. Além disso, é adoçada com stevia e adicionada leite de arroz orgânico, o que garante o sabor e cremosidade que só ela tem.

O produto é vendido em embalagens de 500g, igualmente, com 24 a 26g de proteína por porção, a depender o sabor, sendo eles: cookies and cream, chocolate mars, vanilla moon e peanut caramel sun.

Imagem: Divulgação

EatClean

Como o próprio nome já diz, a EatClean é focada em produtos de rótulo limpo e sabor inigualável. A linha de proteínas vegetais é composta de proteína de ervilha que oferece um completo perfil de aminoácido e também é enriquecida com todas as vitaminas do Complexo B, incluindo a Vitamina B12. Além disso, é adoçada naturalmente com stevia.

Disponível nos sabores: salted caramel, morango, banana e sem sabor, e também nas versões funcionais: antioxidante, imunidade e noite, todas com 23g de proteína por porção, vendidas em potes de 600g ou em garrafas com 30g cada.

Imagem: Divulgação

Veggie Protein

A combinação de proteína isolada da batata e da ervilha amarela da marca é livres de glúten, soja e lácteos é oferecida em dois sabores: baunilha e cacau, em embalagens grandes ou em práticos sachês individuais para levar por aí. O sabor não deixa nada a desejar para a versão láctea e cada porção fornece 22g de proteína.

proteina vegana essential
Imagem: Divulgação

Puravida

A Puravida é uma marca nacional focada em saúde através da nutrição e que apresenta suplementos vegetais de altíssima qualidade. Os produtos são feitos à base de um blend de proteínas da ervilha e girassol, sem açúcar e sem glúten. São adoçados com stevia e eritritol, além de ser enriquecidos com vitamina B12.

A versão Vegan Protein está disponível em sachês de 450g, nos sabores chocolate e neutro (ideal para bater com frutas e utilizar em receitas culinárias). A versão One Nutrition engloba nutrientes de frutas, verduras e legumes e está disponível em sachês de 450g nos sabores chocolate (24g de proteína por porção) e açaí com banana (23g de proteína por porção).

Imagem: Divulgação

Best Vegan

O linha Best Vegan da Athletica Nutrition é feita de fontes vegetais incríveis, como arroz, chia e semente de abóbora – tudo isso desenvolvido em sabores e texturas diferentes de tudo que você conhece. Além disso, é totalmente isenta de adoçantes artificiais, soja transgênica, lactose e glúten, mantendo um alto valor nutricional.

Está disponível nas versões: original, cacau, bolo de banana, muffin com morango e banana, tiramissu, cocada e torta de maçã com canela. Todas com 20g de proteína por porção e vendidas em potes de 500g.

Imagem: Divulgação

Rakkau

A Rakkau possui diversos tipos de suplemento proteico vegano. Entre as opções, os destaques ficam para o Pea Protein (proteína da ervilha integral) e o Rice Protein (proteína do arroz integral). Tem também a Soy Protein (proteína de soja não modificada geneticamente) e a Harmony Protein (mix de proteínas da ervilha e do arroz).

Como resultado, fornece aproximadamente 21g de proteína por porção, em sabores variados, como baunilha, cacau, coco e morango.

VeganPro

O VeganPro Nutrify é um suplemento que entrega o equilíbrio perfeito entre duas proteínas de origem vegetal: a proteína orgânica isolada do arroz integral e a proteína orgânica de ervilha. Além disso, o produto é isento de lactose, glúten e tem baixo teor de sódio, é também rico em vitamina B12, nutriente importante em dietas vegetarianas e veganas, e não tem adoçantes ou conservantes artificiais.

Disponível nos sabores: cacau, baunilha, fondue de chocolate e torta de banana, com 23 a 24g de proteína por porção (depende do sabor) e é vendida em potes de 450g.

Nutrawell

A marca oferece proteína vegana a base de arroz e ervilha. Produto livre de corantes, açúcar, aromatizantes químicos, adoçantes artificiais, glúten, lactose e soja. Nos sabores cacau e neutro, tem a consistência cremosa e é bem saborosa. Em suma, fornece 20g de proteína por dose.

Imagem: Divulgação

True Vegan

Produzida a partir da proteína isolada do arroz, da ervilha, da lichia e da castanha de caju, a linha True Vegan – foi desenvolvida especialmente para vegetarianos e veganos fitness que precisam repor as proteínas certas antes ou depois de seus treinos.

A True Vegan oferece 100% da necessidade diária de vitamina B12 e 23g de proteína por porção, com um aminograma similar ao do Whey Protein (5,5 gramas de BCAAs e 5 gramas de Glutamina). Além disso, a linha possui baixo teor de sódio e carboidrato.

Disponível em sachês de 34g ou potes de 418 e 837g nos sabores: doce de leite, chocolate branco com coco, chocolate com avelã e vanilla chai,

Imagem: Divulgação

Conclusão

Aqui está a lista completa com as melhores proteínas veganas e suas marcas!

Alimentos vegetais como arroz, ervilhas e sementes de girassol não são repletos de proteínas da mesma forma que carne e peixe, mas a tecnologia de processamento é capaz de remover a maior parte da gordura e dos carboidratos naturalmente presentes nestes alimentos e isolar a proteína para produzir pós ricos em proteínas.

Ainda, é importante destacar que a maioria das proteínas vegetais não está completa, o que significa que elas não contêm níveis ótimos de todos os aminoácidos essenciais para apoiar a síntese de proteínas em seu corpo. No entanto, isso não é um problema se você comer regularmente uma variedade de proteínas vegetais.

Por fim, agora você tem o conhecimento ideal sobre cada uma delas para poder escolher o suplemento que se adeque melhor à sua situação.

Lembre-se sempre de manter uma dieta equilibrada junto a sua suplementação.

As informações nutricionais podem variar de acordo com a marca e a apresentação do produto, portanto, verifique o rótulo.

Continue lendo sobre: Perspectivas para o mercado de proteína vegana.

Por Nadia Gonçalves em 1 de janeiro