O interesse pelo veganismo no Brasil nunca foi tão alto. Dados do Google Trends mostram que as pesquisas no Brasil pelo termo ‘vegano’ e relacionados bateram recorde em 2019, mostrando crescente interesse no estilo de vida e aumento da conscientização sobre a saúde, o bem-estar animal e questões ambientais.

As informações desde 2014 mostram um crescimento constante até por volta de dezembro de 2018, depois um aumento mais acentuado, mas flutuante, até os dias atuais.

A influência das celebridades, incêndios florestais na Amazônia, bem como, o sucesso de filmes como “The Game Changers”, podem estar por trás desse interesse e da quebra de barreiras quanto ao veganismo. 

História e origem

O termo foi cunhado em 1944 por um grupo de pessoas no Reino Unido para descrever uma dieta excluindo carne, peixe, laticínios e ovos. Em 1988, a Vegan Society do Reino Unido adotou uma definição de veganismo que a descreveu como:

“… um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais como alimento, vestuário ou qualquer outro propósito”.

Por muitos anos, o veganismo teve relativamente poucos adeptos e foi amplamente considerado um movimento marginal, e seus adeptos chegaram a ser tratados com hostilidade e ser motivos de chacota.

Apesar da reputação um tanto estigmatizada, o interesse pelo veganismo vem crescendo mundialmente, principalmente na última década, e especialmente em 2019 a frequência relativa das pesquisas do Google foi impressionante.

Os bastidores das flutuações

Esse boom nas pesquisas veganas na Internet não surpreende, considerando o aumento dos negócios na área. Os produtos à base de plantas estão ganhando força em todas as categorias, desde leites e queijos não lácteos, a substitutos de carne à base de plantas que se parecem, cheiram e até ‘sangram’ como carne. Além disso, os restaurantes especializados estão se expandindo nas áreas metropolitanas e os restaurantes comuns estão começando a adicionar mais opções veganas aos menus. Até grandes empresas como estão adentrando o território das plantas. Mas olhando para esse recorde de pesquisas no Brasil, em 2019, é possível identificar algumas influências, e até mesmo utilizá-las a favor dos negócios.

Celebridades veganas

O termo de pesquisa sofreu um grande aumento em janeiro e fevereiro de 2019. Esse pico coincidiu com – e pode estar relacionado à – publicação da cantora Anitta recomendando o documentário Cowspiracy aos seus seguidores, uma vez que, no dia cinco de janeiro, houve um pico nas buscas pelo termo “Cowspiracy”, e no dia seis, uma considerável elevação de buscas pelo termo “vegano”, conforme Google Trends.

Resoluções veganas

O aumento também pode estar relacionado a pessoas que consideram tornar-se veganas como uma resolução de ano novo, pois os dois principais termos de pesquisa relacionados se referiam à diferença entre veganismo e vegetarianismo, e os três seguintes, são todos vinculados a itens alimentares (incluindo pão, brownie e bolo de banana).

Filmes 

As buscas pelo termo “documentário vegano” também impulsionaram esse recorde com dois picos, um deles discreto, em meados de fevereiro, e um acentuado, no início de novembro. Este último, diretamente relacionado ao lançamento de “The game Changers” na Netflix.

Quebra do estereótipo 

Inegavelmente, o documentário “The Game Changers” é um soco no estômago do estereótipo franzino, de quem não consome produtos de origem animal. É bem provável que ao encerrar 2019 tenhamos indicadores de pesquisa ainda mais impressionantes, principalmente em decorrência dos resultados desse filme. 

O filme, que se tornou o documentário mais vendido do iTunes uma semana após o seu lançamento na plataforma, ‘documenta a ascensão da alimentação baseada em vegetais nos esportes profissionais’, é dirigido por Louie Psihoyos, e produzido por James Cameron, ambos vencedores do Oscar. 

À medida que o veganismo se torna mais forte, várias pessoas desafiam as crenças convencionais, particularmente a ideia de que é preciso comer produtos de origem animal para ser forte e saudável.

Motivação para o recorde de pesquisas

Há muitas razões que alimentam o aumento do interesse pelo veganismo, incluindo o aumento da conscientização do consumidor sobre as práticas bárbaras da agricultura industrial, e a facilidade de acesso a saborosos alimentos à base de plantas à medida que as empresas expandem sua gama de produtos. 

Também pode ser por causa da crescente conscientização sobre a ameaça iminente de resistência a antibióticos causada pela indústria de carne, ou as questões ambientais insustentáveis ​​em torno da produção de carnes, ovos e laticínios.

Seja qual for o motivo, não há melhor momento para se tornar vegano. As pessoas costumam se surpreender com o quanto se sentem melhor sem ingerir produtos de origem animal e descobrem tantos novos alimentos deliciosos que nem sequer querem voltar à carne e laticínios novamente.

Veganismo no Google e tendências de mercado

O Google Trends é um indicador útil para avaliar o que está atraindo a atenção do público em geral. Assim como o crescimento significativo de pessoas que mudam seus hábitos alimentares, as pesquisas do Google também refletem esse aumento. 

Como os benefícios para a saúde de adotar um estilo de vida vegana continuam a se espalhar e as pesquisas do Brasil sobre alimentos no Google continuam crescendo, fica claro que as marcas e os varejistas têm uma excelente oportunidade de estabelecer relacionamentos genuínos com seus consumidores e compradores. 

Olhando para os números promissores de 2019, 2020 poderia ser o ano do veganismo no Brasil?



por Nadia Ferreira Gonçalvez em 23 de dezembro