A Oatly divulgou seus resultados financeiros do quarto trimestre e do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024.

A receita do quarto trimestre foi de US$ 214,3 milhões, representando um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2023. A margem bruta atingiu 28,8%, um crescimento de 5,4 pontos percentuais na comparação anual.

Redução de prejuízo e reestruturação

O prejuízo líquido atribuível aos acionistas da controladora no quarto trimestre foi de US$ 91,2 milhões, uma melhora significativa em relação aos US$ 298,7 milhões registrados no mesmo período de 2023. O prejuízo ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ajustado) foi de US$ 6,1 milhões, apresentando uma redução de US$ 13,1 milhões frente ao ano anterior.

A Oatly também anunciou que interromperá a construção de uma fábrica na China, poucos meses após o fechamento de sua unidade em Cingapura, como parte de uma estratégia voltada para a redução de ativos.

Expectativas de crescimento lucrativo

A empresa projeta alcançar seu primeiro ano completo de crescimento lucrativo em 2025, com um aumento de receita entre 2% e 4%, considerando taxas de câmbio constantes. No entanto, esse crescimento foi impactado negativamente em cerca de 3 pontos percentuais devido a uma mudança na estratégia de fornecimento de um grande cliente da América do Norte.

O EBITDA ajustado deve ficar entre US$ 5 milhões e US$ 15 milhões em 2025, enquanto os investimentos de capital estão previstos para oscilar entre US$ 30 milhões e US$ 35 milhões.

Após a divulgação dos resultados, as ações da Oatly registraram alta de mais de 6%.

Transformação significativa e novas parcerias

Recentemente, a Oatly firmou uma parceria com a Nespresso para lançar uma edição limitada de café desenvolvida especialmente para ser consumida com leite de aveia. Além disso, a empresa anunciou a chegada de sua linha Barista às lojas Circle K na Estônia, Lituânia e Letônia.

“Nos últimos dois anos, realizamos uma transformação significativa na nossa companhia”, afirmou o CEO da Oatly, Jean-Christophe Flatin. “Reestruturamos nossa cadeia de suprimentos, reduzimos custos operacionais e adotamos uma nova mentalidade. Agora, temos um negócio mais saudável, com estratégias bem definidas, maior responsabilidade, margens mais fortes e uma lucratividade consideravelmente melhorada.”

Flatin elogiou o esforço da equipe para implementar as mudanças necessárias e enfatizou que esse trabalho árduo possibilitou à Oatly projetar 2025 como seu primeiro ano completo de crescimento lucrativo desde que se tornou uma empresa de capital aberto.

Confira a matéria publicada no vegconomist.

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