A Unibio, empresa dinamarquesa especializada em tecnologia avançada de fermentação, apresentou uma nova identidade visual, alinhada à sua meta de comercialização em larga escala.
A renovação da marca reflete a missão da Unibio de liderar uma transformação global rumo à produção de proteínas acessíveis, sustentáveis e eficientes, promovendo a segurança alimentar sem sobrecarregar os recursos naturais do planeta. O novo design foi desenvolvido em parceria com Aaron Leaman e seu estúdio criativo, Brighter Future.
Bioreator patenteado
A Unibio se destaca por seu Vertical Loop Bioreactor, um bioreator patenteado descrito como eficiente, escalável e ideal para a produção de proteínas. Inspirado nos ecossistemas naturais, o equipamento utiliza processos avançados de fermentação para criar alternativas sustentáveis e viáveis às fontes de proteínas tradicionais.
A tecnologia não é afetada por variações climáticas ou condições meteorológicas e dispensa o uso de terras agricultáveis. Além disso, consome significativamente menos água em comparação com a produção de proteínas vegetais convencionais, como o concentrado proteico de soja. Por isso, o bioreator oferece uma solução capaz de melhorar a segurança alimentar e fornecer uma fonte confiável de proteínas independente da agricultura tradicional.
Inovação sustentável
Apesar da queda nos investimentos, um relatório do Good Food Institute (GFI) divulgado neste ano apontou crescimento contínuo no setor global de fermentação. Em 2023, empresas de carne, frutos do mar, ovos e laticínios derivados de fermentação arrecadaram US$ 515 milhões, uma redução de 32% em relação a 2022, mas houve aumento de 16% no número de empresas atuando na área.
Outro estudo, publicado em maio, identificou tecnologias disruptivas com potencial para impulsionar a produção de alimentos e ingredientes fermentados. Entre elas, estão a fermentação contínua, equipamentos de processamento downstream mais acessíveis e a padronização de resíduos industriais como meio de crescimento para fermentação.
“Comunicando nossa missão de forma mais impactante, garantimos que a Unibio seja reconhecida como líder em inovação sustentável, tanto no desenvolvimento de tecnologias quanto de produtos,” afirmou o CEO da Unibio, David Henstrom.
Confira a matéria publicada no vegconomist.
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