Um projeto de inovação europeu chamado DELICIOUS foi lançado oficialmente com o objetivo de impulsionar a transição para alternativas vegetais aos laticínios.
A iniciativa busca desenvolver uma tecnologia inovadora que combina fermentação microbiana com matérias-primas de origem vegetal para criar opções acessíveis e saborosas de produtos como queijos e kefir. O projeto reúne 17 entidades de nove países, incluindo centros de pesquisa, universidades, pequenas e médias empresas, grandes corporações, clusters e associações, todos atuando no âmbito do programa Horizon Europe.
Com duração de quatro anos e um orçamento de €5 milhões, o DELICIOUS utilizará tecnologias avançadas, como triagem em larga escala e aprendizado de máquina, sob a liderança do RISE Research Institutes of Sweden. O objetivo é aprimorar as propriedades sensoriais e o valor nutricional dos laticínios vegetais, além de reduzir em 30% a pegada de carbono do processo de produção em comparação aos métodos convencionais.
Dessa forma, o projeto busca superar desafios que ainda impedem uma adoção mais ampla dos laticínios de base vegetal, como questões relacionadas ao sabor e à textura. Além disso, fornecerá ferramentas bioinformáticas avançadas e modelos de produção sustentável para a indústria de fermentação, promovendo eficiência e inovação.
Estabelecendo um novo padrão
Dados do ano passado indicam que as vendas de laticínios convencionais na Europa foram decepcionantes para muitas empresas, sinalizando uma possível mudança no comportamento dos consumidores em direção a alternativas mais sustentáveis. Em setembro, um relatório sobre o futuro da indústria recomendou que os produtores de laticínios integrem inovações baseadas em plantas, fermentação e cultivo celular em seus produtos para melhorar a sustentabilidade e a eficiência.
“Integrando tecnologia avançada com insights dos consumidores, buscamos acelerar a transição para dietas baseadas em vegetais e estabelecer um novo padrão para a indústria de laticínios vegetais”, afirmou Charilaos Xiros, coordenador do projeto DELICIOUS.
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
SevenVentures investe na Planted Foods com acordo de media for equity
EVERY obtém patente europeia para proteína da clara de ovo produzida por fermentação
PLNT Burger lança campanha de crowdfunding após nova unidade
Compartilhe: