A Mewery, startup de tecnologia de alimentos tcheca, lançou um hambúrguer feito de uma mistura de carne de porco cultivada e células de microalgas.

De acordo com a empresa, a inovação representa um marco no setor de carne cultivada, à medida que a empresa avança no desenvolvimento de produtos de carne de origem ética e ambientalmente sustentáveis, com custos mais acessíveis em comparação com outras opções de carne cultivada.

Carne de porco cultivada e microalgas

De acordo com Roman Lauš, fundador da Mewery: “Atualmente, 48 porcos são mortos a cada segundo em todo o mundo, totalizando 1,5 bilhão de animais por ano. Eles produzem 14,5% de todas as emissões, o que é ainda mais do que todo o transporte do mundo. Nosso objetivo é tentar reduzir drasticamente esses números”.

“Nosso hambúrguer tem um sabor delicioso e supera facilmente o sabor dos hambúrgueres tradicionais à base de plantas”, afirmou.

O novo hambúrguer lançado durante um evento cultural na República Tcheca, despertou um grande interesse entre os participantes, com mais de 90% deles demonstrando interesse em experimentá-lo. No entanto, de acordo com as regulamentações da UE, não são permitidas degustações públicas de carne cultivada, uma vez que ainda não houve aprovação oficial para a venda de carne cultivada pela UE.

“Estamos trabalhando com o governo tcheco nas chamadas degustações ‘sem funcionários’, que podem ser possíveis já no próximo ano”, disse Roman Lauš.

Aproveitando regulatória

A empresa está direcionando a maior parte de sua atenção para mercados que demonstraram receptividade e aprovação à carne cultivada, especificamente nos EUA e Cingapura. Atualmente, esses são os únicos governadores que concederam autorização oficial para a carne cultivada.

Fundada em 2020 com o apoio da aceleradora americana Big Idea Ventures, a empresa desenvolveu uma tecnologia proprietária que elimina a necessidade de soro bovino fetal (FBS), amplamente utilizada no crescimento de culturas de células. Em vez disso, a Mewery utiliza fatores de crescimento de microalgas modificadas para estimular o crescimento de células de mamíferos.

Anteriormente, em fevereiro de 2022, uma startup comprovou a eficácia de seu método avançado ao apresentar um protótipo de carne de porco produzida com microalgas. De acordo com a Mewery, esse processo reduz os custos em até 70% em comparação com os métodos tradicionais que utilizam FBS, tornando a carne cultivada em laboratório mais competitiva em relação à carne animal.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Plantible Foods lança substituto de ovo feito de lentilha que supera ovos de aves

Hooked levanta sete dígitos em investimento para peixes à base de plantas

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Mewery

Por Ana Cristina Gomes em 30 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores