De acordo com um relatório da ResearchandMarkets, o mercado global de leites vegetais valerá US$ 47,55 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa de 11,7% ao ano.

A alta prevalência de intolerância à lactose e alergias ao leite serão impulsionadores-chave do mercado, juntamente com o aumento da conscientização sobre saúde. Preocupações ambientais e maior apoio de governos e investidores também beneficiarão a indústria.

No entanto, oscilações nos preços de matérias-primas e as preferências dos consumidores por produtos lácteos de origem animal poderiam restringir o mercado. Alergias a soja, nozes e grãos também podem representar um desafio.

Por tipo, espera-se que o leite de aveia registre a maior taxa de crescimento durante o período previsto, pois é isento de soja, tem baixo teor de gordura e pode ser livre de glúten. Seu sabor neutro e a crescente conscientização dos consumidores sobre os benefícios à saúde da aveia também provavelmente terão um papel importante.

“Impulsionando o crescimento”

No futuro, espera-se que economias emergentes na Ásia-Pacífico e América Latina gerem novas oportunidades de crescimento para o mercado de leites vegetais. A Ásia-Pacífico tem uma população crescente de veganos e flexitarianos, e dietas no estilo ocidental estão ganhando popularidade na região.

Prevê-se que o segmento B2C tenha a maior participação de mercado, à medida que as lojas — especialmente supermercados e hipermercados — destinam mais espaço nas prateleiras para alternativas ao leite. Leites vegetais aromatizados terão uma taxa de crescimento anual composta maior do que os produtos sem sabor, impulsionados principalmente pela crescente demanda por bebidas prontas para consumo.

O relatório é respaldado por números recentes que indicam que as vendas de leites alternativos na Europa cresceram impressionantes 49% entre 2020 e 2022, com um crescimento especialmente forte na Alemanha. Outras alternativas aos lácteos, como iogurtes e manteigas de origem vegetal, também estão preparadas para um crescimento significativo no mercado.

“O leite vegetal não é apenas amigo do clima, mas também delicioso, variado e versátil – e, portanto, popular entre pessoas de todos os estilos alimentares”, disse Dirk Liebenberg, Gerente Sênior de Projeto da Indústria Alimentícia e Varejo na ProVeg Alemanha.

Leia também:

Webinar: investimentos de impacto positivo

Quazy Foods capta € 800 mil para revolucionar alimentos à base de plantas com ingredientes de microalgas

O que você precisa saber sobre alimentos processados ​​e ultraprocessados?

Por Vitor Di Renzo em 24 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores