A Meatable, empresa holandesa de carne cultivada, lançou carne suína cultivada em escala, que é produzida em apenas 8 horas.

Após dedicar mais de um ano para aprimorar a eficiência do seu processo de diferenciação de células e qualidade do tecido adiposo e muscular, a empresa agora declara ser capaz de produzir carne suína de alta qualidade em apenas oito dias, uma redução significativa em relação às três semanas anteriores.

Como resultado, a Meatable é capaz de produzir carne de porco cultivada de forma eficiente e com custos mais baixos, enquanto mantém a mordida, textura e sabor familiares da carne tradicional. Em comparação com os métodos convencionais, que exigem cerca de oito meses para criar um porco para carne de porco, a Meatable é capaz de acelerar significativamente o processo de produção.

Carne suína cultivada

De acordo com Krijn de Nood, cofundador e CEO da Meatable: “Agora demonstramos que temos o processo mais eficiente do mundo, o que é necessário se quisermos criar produtos que concorram com os baixos preços da carne convencional. Para alcançar nossa visão de fornecer ao mundo carne sem danos, temos que ser competitivos em termos de preços.”

Desde o seu lançamento, a Meatable tem liderado o caminho na produção de carne cultivada sem a necessidade de soro bovino fetal (FBS), um subproduto derivado do abate de bezerros não nascidos ou muito jovens. Essa abordagem pioneira tem como objetivo criar carne sem causar danos aos animais.

A Meatable tem uma visão ambiciosa para o futuro. Até 2035, eles esperam salvar cumulativamente cerca de 27 milhões de vidas animais por meio de seu processo revolucionário. Ao oferecer uma alternativa sustentável à carne convencional, a Meatable está contribuindo para a redução do sofrimento animal e para um sistema alimentar mais ético e ambientalmente consciente.

Experiência sensorial única

A Meatable utiliza a tecnologia opti-ox™ e células-tronco pluripotentes para o cultivo de carne. O processo inicia-se com o isolamento de uma única célula animal e a replicação de seu processo de crescimento natural.

Através da tecnologia opti-ox™, é possível produzir células musculares e de gordura a partir de células-tronco, sem a necessidade de linhas celulares imortalizadas. Esse avanço permite que essas células se diferenciem em apenas alguns dias, um feito que não era alcançável com os métodos convencionais. Essa inovação na tecnologia de alimentos possibilita a produção eficiente de carne cultivada pela Meatable.

Além disso, a Meatable aprimorou seu processo com uma perfusão contínua, permitindo a obtenção de altas densidades celulares por mililitro. Esse avanço resulta em uma maior produtividade e escalabilidade do processo de produção de carne cultivada. Com essa tecnologia, a Meatable está capacitada a atender uma demanda crescente e assim, tornar o produto viável comercialmente.

De acordo com Daan Luining, cofundador e CTO da Meatable: “Anteriormente, levaria três semanas para diferenciar as células e agora reduziremos isso para alguns dias. Esperamos continuar a reduzir ainda mais esse período de tempo. Além disso, criamos um produto com proteínas e longas cadeias de ácidos graxos que são essenciais para experiência sensorial de carne de porco.”

Lançamento de varejo em 2025

Este é um marco significativo nos esforços da Meatable para o lançamento no varejo de salsichas de porco em 2025.

Recentemente, a Meatable realizou sua primeira degustação em Cingapura, após obter a aprovação da Agência de Alimentos local. A empresa, que está empenhada em cumprir os requisitos regulatórios, apresentou suas salsichas cultivadas, oferecendo aos consumidores a oportunidade de experimentar uma alternativa sustentável à carne convencional. Essa iniciativa representa um marco significativo na busca da Meatable por uma nova abordagem na produção de carne, livre de danos aos animais.

No ano passado, a empresa holandesa estabeleceu uma parceria com a Esco Aster, tornando-se o primeiro produtor de carne suína cultivada em Cingapura. Essa colaboração reforça o compromisso da Meatable em transformar a indústria alimentícia, promovendo uma maneira inovadora de produzir carne sem causar danos aos animais.

“Estou animado com os próximos passos para que nossos produtos sejam regulamentados e prontos para os consumidores experimentarem no próximo ano, para que possamos satisfazer o apetite mundial por carne sem prejudicar pessoas, animais ou o planeta”, acrescentou de Nood.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Alimentação vegana pode contribuir para a redução do desperdício de alimentos

Veganismo e sustentabilidade: cuidando do planeta através da alimentação

TiNDLE vê potencial ilimitado para primeiro frango vegano inteiro

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Meatable

Por Ana Cristina Gomes em 24 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores