A Lantmännen, cooperativa sueca, inaugurou oficialmente uma biorrefinaria em Norrköping, na Suécia, com objetivo de extrair o glúten, proteína do trigo.
A cooperativa investiu € 70,81 milhões na nova instalação. Além disso, realizou a contratação de 30 funcionários, com o intuito de aumentar sua produção.
Proteína de trigo
De acordo com Lars-Gunnar Edh, chefe do setor de energia da Lantmännen: “A demanda por proteína de trigo sueca é alta tanto nacional quanto internacionalmente. É muito positivo podermos oferecer a mais clientes nossa proteína de trigo de alta qualidade”.
A cooperativa agrícola de propriedade de mais de 19.000 agricultores suecos, possui operações em cerca de 20 países e possui um faturamento anual de mais de € 4,5 bilhões.
Lantmännen explica que os suecos fornecem trigo diretamente da terra arável, o que permite manter consistentemente alta qualidade do material, a capacidade de produção e a quantidade de proteína extraída do trigo, sem envolver intermediários.
Anteriormente, Lantmännen estabeleceu uma parceria com a Mycorena, uma empresa de tecnologia alimentar que utiliza micélio para criar fontes e ingredientes de proteína à base de fungos, com o objetivo de reutilizar resíduos de alimentos. Uma parceria foi anunciada no ano passado.
“Através deste investimento, fortalecemos a robustez da produção sueca de alimentos e aumentamos as oportunidades de exportação, ao mesmo tempo em que criamos valor adicional da terra arável sueca e das fazendas de nossos membros. Este é mais um marco importante na estratégia da Lantmännen do campo à mesa”, disse Magnus Kagevik, presidente e CEO da Lantmännen.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Couro de tomate? Conheça a alternativa da Bioleather
Trocas fáceis e ecológicas para você fazer no dia a dia
6 marcas de cosméticos veganos de alta performance
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Lantmännen
Compartilhe: