A loja O Boticário lançou a linha vegana Cuide-se Bem Feira, voltada para os cuidados capilares. A inspiração para os produtos são as famosas receitinhas caseiras, feitas com banana, óleo de coco, abacate, amido de milho e vinagre de maçã. 

A linha vegana Cuide-se Bem Feira 

Composta por dois shampoos, dois condicionadores e um creme para pentear, os produtos possuem até 98,7% de ingredientes naturais nas formulações. Veja só todos os itens: 

  • Shampoo Vinagre de Maçã (230ml) — com aroma frutado, tem como objetivo purificar o cabelo, reduzindo a oleosidade pela raiz e não ressecando os fios.
  • Shampoo Banana (230ml)  — o shampoo tem cheiro de banana nas notas de corpo e fundo, o produto busca hidratar o cabelo.
  • Condicionador Óleo de Coco (170ml) — o produto visa reparar danos, prevenindo pontas duplas e deixando os fios mais macios. 
  • Condicionador Pasta de Abacate (170ml) — o aroma lembra o abacate, sendo que o item é voltado para repor os nutrientes do cabelo e hidratar os fios. 
  • Creme de pentear Amido de Milho (200ml) — esse é um finalizador antifrizz que auxilia na reparação de danos e na redução de pontas duplas. 

Os itens servem para todos os tipos de fios, estando disponíveis nas lojas físicas e também por meio do e-commerce, devido ao lançamento estão com 20% de desconto. 

O Grupo Boticário anunciou no final do ano passado sua intenção de não utilizar mais ingredientes de origem animal até 2025. Portanto, tudo que lançam a partir de setembro de 2021 é totalmente vegano, em qualquer uma das marcas.

Na época, Gustavo Dieamant, diretor de Produto e Desenvolvimento do Grupo Boticário, comentou sobre a ação no Propmark: “Em 2020, 85% dos desenvolvimentos do Grupo Boticário não usaram ingredientes de origem animal, isso corresponde a mais de mil opções veganas. Com este compromisso que assumimos agora, queremos chegar a um portfólio 100% vegano o quanto antes”. 

Além disso, a empresa não faz testes em animais há mais de 20 anos, bem como possuem 50 tipos de métodos alternativos para garantir a segurança dos produtos. 

Sobre O Boticário 

A marca surgiu em 1977, com o farmacêutico Miguel Krigsner que desenvolvia cosméticos em sua farmácia de manipulação na cidade de Curitiba

Com um extenso portfólio, dividido em:  perfumaria, maquiagem, corpo e banho, cabelo, pele, acessórios e uma seção voltada para presentes, a empresa ainda conta com o selo Leaping Bunny da Cruelty Free International e Beauty Without Bunnies da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).

Uma das tecnologias utilizadas para testar o produto é uma Pele 3D que reproduz esse órgão humano em seus seis tons principais e de idade. 

Em um vídeo sobre os bastidores da empresa, a pesquisadora Carolina Catarino contou um pouco sobre a tecnologia: “Para compor a Pele 3D são utilizadas células humanas isoladas que são adquiridas de empresas especializadas e, a partir disso, o nosso laboratório leva cerca de 10 a 30 dias para gerar os modelos que podem então ser utilizados para diversos tipos de testes”. 

Quanto a sustentabilidade, uma das ações da empresa é ter o programa de reciclagem Boti Recicla, que age transformando as embalagens vazias e reutilizando as mesmas em outros setores da empresa e em iniciativas espalhadas pelo Brasil. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

5 marcas com desodorantes veganos para você conhecer

Paris Jackson é rosto da marca vegana KVD Beauty

Cosméticos naturais são aliados para os consumidores e meio ambiente

*Imagem de capa: Divulgação O Boticário 

Por Amanda Stucchi em 11 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores