O Grupo Boticário anunciou esse mês sua intenção de não utilizar mais matérias-primas de origem animal até 2025, se tornando uma empresa vegana.  

Dessa forma, tudo que lançarem a partir de setembro de 2021 será totalmente vegano, valendo para todas as marcas do grupo: O Boticário, Eudora, BeautyBox, Quem disse, Berenice?, Multi B, O.u.i e Vult. Seus outros produtos serão reformulados em até três anos. 

O Diretor de Produto & Desenvolvimento do Grupo Boticário, Gustavo Dieamant, falou sobre o assunto ao Propmark: “Em 2020, 85% dos desenvolvimentos do Grupo Boticário não usaram ingredientes de origem animal, isso corresponde a mais de mil opções veganas. Com este compromisso que assumimos agora, queremos chegar a um portfólio 100% vegano o quanto antes”. 

A marca possui preocupação com a sustentabilidade, tendo criado o programa de reciclagem Boti Recicla e uma loja temporária em 2020 com 3 toneladas de lixo plástico. A empresa também conseguiu atingir 100% de energia renovável em suas fábricas. 

O Boticário já possui selos cruelty free como o Leaping bunny (Cruelty Free International) e Beauty Without Bunnies (PETA), sendo que há 21 anos não testa em animais: a marca tem mais de 50 métodos alternativos para testar os produtos, incluindo uma pele em 3D. 

Esse novo objetivo de tornar a marca vegana faz parte do projeto Uma Beleza do Futuro, que atesta as metas de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa com um planejamento até 2030. 

Pensando em trazer mais transparência e conteúdos sobre sustentabilidade, o grupo também colocou no ar a plataforma Beleza Transparente

Em uma matéria, explicaram que monitoram mais de 200 substâncias químicas. Após a avaliação, o material pode ser banido, bloqueado em substituição ou bloqueado. 

É possível verificar que matérias-prima de origem animal estão como bloqueadas (materiais que o Grupo decide bloquear em novos desenvolvimentos e não aumenta seu portfólio com elas). 

Mais uma empresa vegana 

Outra empresa que tomou a decisão de ser 100% vegana é a The Body Shop, que estabeleceu o prazo de 2023. O objetivo é ter todas as suas fórmulas certificadas pela The Vegan Society. 

Sobre o Grupo Boticário 

O Boticário nasceu em 1977 com o farmacêutico Miguel Krigsner, ele desenvolvia cosméticos em sua farmácia de manipulação originária da cidade de Curitiba. 

A marca O Boticário tem o portfólio dividido em perfumaria, corpo e banho, presentes, maquiagem, cabelos e pele.

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*Imagem de capa: Eduardo P. via Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0) / adaptado

Por Amanda Stucchi em 10 de setembro
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