Melhor do que só investir, é também poder visualizar todas as glórias, dificuldades e até mesmo problemas que acontecem neste mundo dos negócios, não é mesmo? Para isso, separamos 10 filmes sobre investimentos que todo mundo precisa assistir!

O legal de poder assistir esses filmes, é que alguns possuem dicas e ensinamentos valiosos que você pode vir a utilizar para não cair em roubadas e até mesmo melhorar sua capacidade de rendimento!

Trabalhando na área ou apenas atuando como segunda atividade, esses filmes são uma bela imersão para te deixar mais culto com relação a esse mundo. Sem demorar mais, vamos para a lista e a descrição desses filmes:

Os 10 filmes sobre investimento que todo mundo precisa assistir

  1.  À caça de Madoff (Chasing Madoff, 2010)
  2.  Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)
  3.  O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)
  4.  A Grande Aposta (The Big Short, 2015)
  5.  A Fraude (Rogue Trader, 1999)
  6.  Grande Demais para Quebrar (Too Big To Fail, 2011)
  7.  Margin Call – O dia antes do fim (Margin Call, 2011)
  8.  Trabalho Interno (Inside Job, 2010)
  9.  Quants: Os Alquimistas de Wall Street (2010)
  10.  Becoming Warren Buffett (2017)

Os 10 filmes sobre investimento que todo mundo precisa assistir

Desde ficções, roteiros baseados em fatos reais à documentários, essa lista possui títulos que com certeza vão te chamar a atenção e te fazer sentir mais próximo dos “peixes grandes” do mundo dos investimentos!

Com histórias surpreendentes de homens brilhantes, audazes e alguns gananciosos demais — Um deles chegou a pegar 150 anos de prisão! — o que não falta são histórias surpreendentes para te instigar a conhecer mais e se tornar um dos mais espertos da sala quando se trata desse assunto!

Alguns dos filmes você já deve conhecer, outros já conhecidos, como “wall street o dinheiro nunca dorme” deixamos de fora para que entrassem filmes menos conhecidos, mas que com certeza agrega muito conteúdo para quem assistir.

E não se preocupe, como estamos falando de filmes, nos preocupamos de sugerir filmes sobre investimentos disponíveis na Netflix, HBO e Amazon Prime. Assim, independente de quais você usa, vai conseguir assistir algumas destas obras.

1. À caça de Madoff (Chasing Madoff, 2010)

Responsável por uma das maiores — se não a maior — fraudes financeiras da história dos EUA, este documentário conta a história de um investigador que passou 10 anos procurando e reunindo provas contra Bernard Madoff.

O documentário se baseia no livro de Harry Markopolos, onde mostra todo o trajeto de caça à Madoff que culminou na revelação de fraude financeira encabeçada por Madoff, estimada em cerca de 18 bilhões de dólares, sendo até mesmo uma das vítimas o Banco Santander!

É um dos filmes sobre mercado financeiro que vale muito a pena assistir pelo peso ainda recente que traz sobre o mercado, e como todo cuidado é pouco quando se trata de grandes movimentações e grandes promessas.

Condenado por esquema de pirâmide, Madoff foi condenado a 150 anos de prisão e causou um belo tumulto em âmbito mundial. Até mesmo por ter operado na Wall Street, o que nos leva ao próximo filme:

2. Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)

Dirigido por Oliver Stone, esse filme conta a história do jovem contador da bolsa Bud Fox (Charlie Sheen) que sonha em trabalhar com seu herói Gordon Gekko (Michael Douglas), um famoso investidor de Wall Street.

Apostando na ousadia, Bud faz movimentos para que possa começar a trabalhar com Gekko, e apesar de várias conquistas, começa a perceber que em meio as jogadas de negócios de Gekko, nem tudo é o que parece.
O legal desse filme é visualizar como a movimentação de grandes companhias ocorre, e como elas podem ser desastrosas ou incríveis. O filme garantiu alguns prêmios pela atuação dos atores, e vale a pena ver o desfecho da obra.

3. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)

Baseado na vida do polêmico Jordan Belfort, cujo o apelido dá nome ao filme, O Lobo de Wall Street conta a vida do ousado Jordan em sua aventura para alcançar riqueza através de muitos esquemas e atitudes completamente malucas.

Esse filme concorreu a 5 Oscars e quase garantiu a estatueta a Leonardo DiCaprio pela magnífica atuação na pele de Jordan. O filme te ensina que saber vender algo é extremamente importante para qualquer negócio e como a persuasão pode mudar muitas coisas.

Também é um ótimo ensinamento para ter cuidado onde você faz investimentos, e que jamais pode se deixar iludir por promessas. O filme possui muitos insights interessantes, e apesar de ser bem sensacionalista, vale a pena quando se trata de filmes sobre a bolsa de valores. 

4. A Grande Aposta (The Big Short, 2015)

Esse com certeza é um dos filmes para investidores indispensável, seja quem for. A grande aposta conta a história de pessoas que, mesmo sem se conhecer, apostaram contra o mercado imobiliário antes da crise dos Subprimes em 2008 explodir.

Ele conta as diferentes dificuldades dessas pessoas em lidar com grande cuidado para algo que era uma tendência de mercado, mas que por trás era uma bomba relógio. Não só isso, como mostra de forma bem didática o que ocorreu em 2008.

É um filme que te ensina muitas coisas sobre o mercado, e com certeza serve de lição para qualquer um que não existe negócio estável. Sempre há a necessidade máxima de verificar o caminho e os problemas que acompanham aqueles investimentos.

5. A Fraude (Rogue Trader, 1999)

A Fraude conta a história de Nick Leeson (Ewan McGregor) e como a ganância e falta de fiscalizações podem causar problemas graves dentro do mercado de ações.

Trabalhando no banco e almejando muito mais, recebe a oportunidade de cuidar de grandes operações na China, e usa essa oportunidade para tentar crescer de forma inescrupulosa para atingir grande sucesso.

6. Grande Demais para Quebrar (Too Big To Fail, 2011)

Outro filme muito interessante que aborda a crise de 2008, nele, o banqueiro Richard Fuld (James Woods) entra em contato com pessoas importantes do Tesouro Estadunidense e Fed para salvar o Lehman Brothers e outros bancos e seguradoras.

Ele trata muito bem da correria necessária para que 2008 não se tornasse uma nova versão da grande depressão de 1929. Mostrando o trabalho conjunto de ações políticas e de grandes empresas do mercado para que a crise pudesse ser amenizada e salvar muitos empregos.

A crise de 2008 trouxe muitos impactos para a economia global, e é com certeza um caso de estudo que vale a pena analisar com muita atenção, e isso nos trás a próxima recomendação que também aborda o tema:

7. Margin Call – O dia antes do fim (Margin Call, 2011)

Margin Call aborda a visão de Peter Sullivan (Zachary Quinto), um analista de investimentos que descobre informações sigilosas durante a crise de 2008, que ameaçam colocar em caos o mercado, empresas, vidas e carreiras de colegas de trabalho e de pessoas comuns.

É um filme que traz muita informação aprofundada sobre o mercado de ações, então com certeza vai te levar a várias pesquisas para entender melhor sobre o tema abordado. É um filme que realmente tem conteúdo para expandir seu conhecimento sobre investimentos.

Mas para entender melhor sobre o grande problema que a crise de 2008 foi, falta a gente te indicar mais um filme:

8. Trabalho Interno (Inside Job, 2010)

Trabalho interno é um documentário sobre a crise de 2008 visto pela perspectiva de políticos, investidores especialistas e jornalistas. Ele traz informações de um jeito bem interessante, e te dá uma perspectiva geral dos acontecimentos sobre a crise.

Vale a pena porque não é algo tedioso. Trás muitas informações de forma interessante e que te ajudam a entender melhor sobre como o Mercado está interligado e uma coisa afeta a outra, mesmo que indiretamente.

9. Quants: Os Alquimistas de Wall Street (2010)

Quants é o nome dado aos gestores que utilizam técnicas de matemática, técnicas quantitativas, estatísticas e vários outros métodos e análises para no fim criar fórmulas junto da Ciência Computacional para criar estratégias e lógicas que estruturam o sistema financeiro ao redor do mundo.

Esse filme é um documentário que mostra o trabalho de pessoas que atuam nessa área, e como eles são capazes de criar novos tipos de investimentos além de ter uma importância vital para manter tudo funcionando. 

Vale muito a pena para expandir ainda mais seu conhecimento sobre a complexidade do Mercado Financeiro. É um conteúdo excepcional quando se trata de filmes sobre bolsa de valores.

10. Como ser Warren Buffett (Becoming Warren Buffett, 2017)

Uma verdadeira lenda e herói entre os investidores de grande sucesso da história, este filme é um documentário contando a vida e trajetória de Warren Buffet, um dos homens mais bem sucedidos e influentes no mundo quando se trata de investimentos.

É um filme que mostra todos os valores e ética praticamente incontestáveis sobre o mundo dos investimentos que ajudaram Warren a se tornar quem ele é hoje. O filme mostra a genialidade de Warren ao mesmo tempo que é uma conversa descontraída e que proporciona muitos insights valiosos.

Sem dúvidas sempre ficará na lista de filmes sobre educação financeira que você precisa ver, afinal muitos ensinamentos seguidos por grandes investidores vêm deste homem.

Aprenda mais sobre investimentos e invista em empresas plant-based

Agora que você tem um conteúdo muito bom para se divertir e deixar muito mais informado no mundo dos investimentos, nada melhor que adquirir um pouco mais de conhecimento sobre novos tipos de investimentos, não é mesmo? E melhor ainda quando é inovador e pensando no meio ambiente!

Existe um método de investimento chamado Equity Crowdfunding, que te permite apoiar empresas em crescimento ou fase de maturação que permite que você e outras pessoas possam ajudar um negócio com uma ideia muito legal a crescer e expandir suas atividades.

A Vegan Business é uma plataforma de Equity Crowdfunding voltada que te ajuda a investir em empresas com inovações Plant Based, ou seja, que trazem uma pegada sustentável e livre de exploração animal.

São diversas empresas que não só abordam alimentação, mas também Produtos e tecnologias que ajudam a sociedade de diversas formas e que vem crescendo cada vez mais, tudo isso ajudando de forma significativa o meio ambiente.

Um mercado que ganha espaço cada vez mais com certeza é uma oportunidade de você começar a diversificar seus investimentos e investir mais nessa área. Faça parte da nossa comunidade de investidores e aprenda mais sobre Equity Crowdfunding.

Se você tem interesse em começar a investir e o nosso post te despertou a vontade e curiosidade de saber mais e como fazer, pode ser interessante dar uma olhada no nosso post de como começar a investir! 

Conclusão

Agora, você está com uma lista cheia de filmes muito bons sobre o mercado financeiro e também aprendeu que há outras formas de investimentos muito interessantes para diversificar sua carteira!

O que achou da lista? Faltou algum filme muito bom? Fala pra gente interagindo através das nossas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram!

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Você pode se interessar em outros posts aqui do site, então vale a pena dar uma olhada!
Vejo você em uma próxima postagem! Até mais!

Leia também:

O Que é Crowdfunding de Investimento e Como Funciona? Guia Completo

Imagem de capa: Unsplash

Por Vinicius Aguiar em 2 de junho