A Novi Connect levantou US$ 40 milhões para sua plataforma sustentável! A empresa B2B é baseada em dados e tem o objetivo de auxiliar as marcas a encontrarem fornecedores para desenvolver produtos mais sustentáveis e transparentes. 

O investimento foi liderado pelo Tiger Global — focado em aportar em empresas de internet, softwares, tecnologia financeira, etc.  — também participaram a Defy.vc e Greylock. 

Kimberly Shenk, CEO e fundadora, falou em um comunicado: “Antes da Novi, as marcas passavam semanas caçando materiais e interpretando documentação de materiais díspares para determinar se eles atendiam aos padrões complexos da indústria. A Novi coleta, digere e digitaliza todos esses dados, garantindo precisão em tempo real em relação a padrões e reivindicações em constante mudança, o que permite que nossos usuários tomem decisões de compras relacionadas à sustentabilidade com mais eficiência e confiança”. 

O sócio do Tiger Global, Griffin Schroeder, também comentou: “A demanda do consumidor continua a crescer por maior transparência nos impactos de sustentabilidade e saúde dos produtos de uso diário. A Novi construiu uma plataforma única de sourcing orientada por dados, voltada para marcas, fornecedores, fabricantes e varejistas com o objetivo de identificarem facilmente ingredientes sustentáveis ​​em seus produtos e embalagens”. 

Crescimento da plataforma sustentável

A cientista de dados Kimberly Shenk fundou a empresa em 2020, ela é graduada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e já trabalhou na força aérea. 

É informado que a Novi Connect apresentou um crescimento de 9 vezes em suas marcas de consumo em 2021, além de ter ocorrido aumento em seus parceiros fornecedores. 

O valor levantado nessa rodada auxiliará na construção de tecnologia adicional para cumprir as reivindicações de sustentabilidade que estão em constante evolução, aumentar a seleção de ingredientes, fragrâncias e embalagens, além de expandir para outras categorias como casa e alimentos. 

Donna Petretti, chefe de marketing da marca Croda nos Estados Unidos — especializada em ingredientes químicos, que também possui opções veganas para cuidados pessoais — adicionou: “Esse tipo de plataforma oferece verdadeira transparência e é o futuro da indústria da beleza. Estamos muito empolgados por fazer parte desta grande jornada”. 

Sobre a Novi Connect 

Quer conhecer mais sobre a Novi Connect? 

A empresa afirma que categoriza e simplifica mais de 85 padrões e mais de 65 critérios de ingredientes, incluindo o bem-estar animal, saúde global e órgãos de certificação, tornando mais rápido e fácil garantir que os produtos das marcas obedeçam esses critérios.

Além disso,  é possível verificar os ingredientes para ver quais certificações o produto da marca pode atender. Já para quem precisa adquirir determinado produto é possível comprar via marketplace

A empresa tem as seguintes reivindicações e padrões relacionados ao veganismo: certified vegan ingredients, cruelty free, not derived from animals/ By-Products, PETA Certified e Vegan Suitable. Ademais, também existem padrões relacionados às categorias de meio ambiente, saúde, varejistas, social, mercado internacional, certificação de produtos e embalagem.  

Anteriormente a esse investimento, a plataforma sustentável obteve US$ 10,3 milhões no ano passado, em uma rodada liderada pela Greylock, Defy Partners, e os investidores anjos Thomas Layton (presidente executivo da Upwork) e Yannis Skoufalos (ex-diretor de suprimento de produtos globais da P&G). O valor obtido seria utilizado para expandir suas categorias e construir seu mercado. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Casas Bahia lança loja sustentável on-line em parceria com a Pangeia

Startup de embalagem sustentável levanta £ 10 milhões

95 dicas para ser mais sustentável

*Imagem de capa da fundadora Kimberly Shenk: Divulgação Novi Connect / via PR Newswire

Por Amanda Stucchi em 7 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores