Você quer conhecer um marketplace para produtos sustentáveis?

A Novi Connect é uma empresa B2B baseada em dados que auxilia as marcas a encontrarem fornecedores para poderem desenvolver produtos sustentáveis e transparentes. Atualmente seu foco está em produtos de beleza, cuidados pessoais e artigos domésticos. 

O marketplace levantou US$ 10, 3 milhões em investimentos, essa rodada da Série A foi liderada pela Greylock. Também contou com a participação da Defy Partners e dos investidores anjos Thomas Layton (presidente executivo da Upwork) e Yannis Skoufalos (ex-diretor de suprimento de produtos globais da P&G). 

Com o valor, a empresa pretende expandir suas categorias e continuar com seu objetivo de construir seu mercado. 

No marketplace é possível selecionar o padrão para formulação de novos produtos, exemplos são: selecionar óleo de palma de origem responsável, fórmulas veganas, e os padrões Clean at Sephora (padrão de beleza limpa da marca) e Target Clean (igualmente o padrão da varejista americana), no caso dessas lojas, eles vendem esses produtos com o selo clean. 

Em um comunicado, a Carley Klekas (diretora de sustentabilidade de produtos da Sephora) falou: “A sustentabilidade é fundamental para nosso roteiro de merchandising na Sephora, e muitas de nossas marcas estão trabalhando duro para atender aos novos padrões Clean + Planet Positive”. 

Ela acrescentou: “Novi é um tremendo ativo para nossas marcas e tem sido fundamental para ajudar nossos parceiros de marca a construir produtos que atendam às nossas metas ambiciosas”. 

Quer saber o que é o selo clean + planet positive da Sephora? Diferente do padrão clean, esse leva em conta a beleza limpa e outros critérios. Veja só as informações da marca:

  • Compromissos climáticos — as marcas precisam atender a pelo menos uma meta climática
  • Fornecimento sustentável — deve ser cruelty free, não possuir microplásticos, ter óleo de palma de origem responsável, entre outros
  • Ter uma embalagem responsável — por exemplo, não ter itens descartáveis e materiais desnecessários
  • Ser uma empresa B certificada — doar 1% do lucro para programa de doação de alto impacto 

Mike Duboe, sócio da empresa investidora Greylock e membro do conselho da Novi, também declarou: “As marcas esperam os mesmos recursos de pesquisa, descoberta e compra que experimentam em suas vidas como consumidores”

Ele também disse: “A demanda por produtos limpos, transparentes e sustentáveis ​​forçou a modernização em toda a cadeia de suprimentos da CPG [bens de consumo de movimento rápido], e o software da Novi (e a experiência de compra) é fundamental para isso”. 

Sobre o marketplace para produtos sustentáveis 

A Novi foi fundada pela Kimberly Shenk, ela é uma cientista de dados formada pelo MIT, que já trabalhou na força aérea e foi ex-chefe de Ciências de Dados na Eventbrite (empresa que ajuda as pessoas a buscarem por eventos). 

Ela contou sobre a história na comunicação: “Depois de deixar a Eventbrite, co-fundei uma marca de beleza baseada em dados e ganhei visibilidade em primeira mão de uma verdade bem conhecida na fabricação: as informações sobre os ingredientes em nossos produtos são quase impossíveis de obter e digerir. É extremamente difícil construir um produto “limpo” sem saber os detalhes do ingrediente no nível da fonte”. 

Sabendo que esse era um problema de dados, Kimberly iniciou seu empreendimento na Novi no ano de 2019. Seu objetivo era fornecer dados de ingredientes detalhados para as marcas e fabricantes e, dessa forma, facilitar o processo de pesquisa e desenvolvimento, bem como a aquisição. 

É dito que essa empresa cresceu 300% no primeiro semestre desse ano, e já trabalha com diversos clientes, incluindo as marcas Target e Sephora.  

Na Forbes é explicado que essa solução é gratuita para as marcas que desejam pesquisar por ingredientes, dados ou buscar fornecedores, por exemplo. Porém, é possível pagar para ter a opção de criar produtos do zero (para isso, é só fazer um upload do seu roteiro de produtos). 

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*Imagem de capa da Kimberly Shenk: Divulgação Novi Connect (via PR Newswire)



por Amanda Stucchi em 14 de setembro