A Fënn Foods, empresa australiana que detém a marca vEEF®, levantou US$ 3 milhões para expandir seus produtos plant-based. A rodada contou com o apoio do fundo Bombora Investment Management, que já investiu em empresas de alto crescimento. 

O valor será utilizado para expandir os produtos plant-based  

O presidente executivo, Nicholas Simms, explicou ao Vegconomist que o valor levantado será utilizado em inovação, marketing e produção, permitindo a marca  vEEF ® entrar em novas categorias e explorar a distribuição em mercados internacionais selecionados. 

“Abrindo o caminho para um futuro saudável baseado em vegetais para os australianos desde 2015, a empresa familiar Fënn Foods coloca a sustentabilidade no centro de todas as decisões que toma”, contou a empresa. 

Informações sobre o empreendimento

Marca vEEF ®

O primeiro hambúrguer da marca, Smoky BBQ Burger Patties, se tornou popular com os veganos e flexitarianos da Austrália. Dois anos depois de seu lançamento doméstico, a empresa exportou o hambúrguer para a Cingapura: “Agora estamos vendo a popularidade do hambúrguer crescer no exterior”. 

Alguns de seus alimentos são: hambúrguer clássico, hambúrguer premium, hambúrguer de frango, carne moída clássica, almôndegas, bacon, entre outros. 

Os ingredientes utilizados se dividem em: 

  • Proteína feita com ervilhas, soja não transgênica e cogumelos. 
  • Gorduras como manteiga de cacau, óleo de coco e óleo vegetal. 
  • Minerais como o sal. 
  • Especiarias de ervas. 
  • Extrato de beterraba e levedura. 
  • Fibra vegetal. 

A empresa afirma que não utiliza em seus produtos conservantes e tentam usar o mínimo de ingredientes necessários. 

História da empresa

A empresa foi fundada pelo casal Alejandro Cancino (chef com estrela Michelin) e Paola Moro (Diretora Operacional). Os dois começaram sua trajetória com uma pequena variedade de queijos e condimentos plant-based, que depois se ramificou para oferecer carnes à base de plantas. Vendo o negócio crescer, os dois decidiram se mudar junto com a filha para a Sunshine Coast (interior rural no sul do estado de Queensland) para focar totalmente no empreendimento. 

O crescimento do negócio

O negócio teve um crescimento tão impressionante que conseguiu ser listado na AFR Fast 100 de 2021, obtendo a posição 55, que aponta as empresas que tiveram o crescimento mais rápido da Austrália. 

No ano de 2020, se mudaram para uma instalação de produção com 1.000 metros quadrados em Sunshine Coast, sendo que anteriormente faziam seus produtos em uma pequena cozinha comercial. Isso contribuiu com o aumento do volume de produtos e variedade de alimentos que a marca consegue produzir, dando uma capacidade de 30 toneladas por semana. 

Carne moída carbono neutro 

Uma das inovações da empresa foi ter produzido a primeira carne moída plant-based que é carbono neutro em 2020. Na época, Alejandro comentou à imprensa: “Um dia as pessoas vão olhar para a classificação de sustentabilidade da mesma forma que olham para o teor de açúcar atualmente”. 

Os objetivos da marca seguem nesse sentido, pois, até o final de 2022 desejam que todos os seus produtos tenham zero emissões líquidas de carbono. Legal, não é?

 Imagem: Divulgação vEEF ® / Fënn Foods

Dieta à base de plantas na Austrália 

Você quer saber quantas pessoas seguem uma dieta plant-based? 

Conforme o Sports Dietitians Australia, organização profissional de nutricionistas especializados no campo de nutrição esportiva, aproximadamente 2,5 milhões de australianos seguiam uma dieta à base de plantas em 2019. 

Os motivos para essa decisão são diversos, como razões éticas, religiosas ou pessoais, questões de saúde, economia e preocupação com o meio ambiente. 

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*Imagem de capa: Divulgação vEEF ® / Fënn Foods

Por Amanda Stucchi em 8 de fevereiro
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