Uma nova pesquisa da Gartner revelou que 87% dos líderes empresariais esperam aumentar os investimentos de sua organização em sustentabilidade nos próximos dois anos.
Os clientes são o grupo que mais pressiona as organizações a investir em questões de sustentabilidade, pressionados também por 80% dos executivos, por investidores (60%) e reguladores (55%).
Sustentabilidade
De acordo com Kristin Moyeranalista do Gartner: “A sustentabilidade permite que as empresas lidem com a disrupção. Incerteza econômica, conflito geopolítico e custos crescentes de materiais e energia estão forçando as empresas a reexaminarem todas as formas de gastos. Esse foco no essencialismo, em combinação com o crescente desejo das partes interessadas de ver o progresso nas metas ambientais, sociais e de governança (ESG), cria novas oportunidades para as empresas crescerem enquanto mitiga custos e riscos”.
Quando vista através de uma lente estratégica, os investimentos em sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada em junho e julho de 2022 com 221 entrevistados na América do Norte, Europa, assim como na Ásia/Pacífico.
Os entrevistados eram executivos em cargos de diretoria, em organizações com receita anual de pelo menos US$ 250 milhões em 2021, que estão envolvidas em atividades relacionadas à sustentabilidade.
A pesquisa descobriu que 86% dos líderes empresariais veem a sustentabilidade como um investimento que protege sua organização contra disrupções. Além disso, 83% disseram que as atividades do programa de sustentabilidade criaram diretamente valor de curto e longo prazo para sua empresa e 80% indicaram que a sustentabilidade ajudou sua organização a otimizar e reduzir custos.
As principais áreas em que os entrevistados disseram que os programas de sustentabilidade estão mitigando os aumentos de custos são o consumo de energia, viagens de negócios e transações com clientes.
“Os líderes executivos estão obtendo economias operacionais e na cadeia de suprimentos através de programas de sustentabilidade”, disse Moyer. “Esse tipo de ‘dois por um’, onde o investimento em sustentabilidade apoia uma meta de negócios, aumenta significativamente o impacto do programa criando um ciclo virtuoso”, afirmou.
Sustentabilidade, crescimento e inovação
A sustentabilidade pode possibilitar novas oportunidades de criação de valor e crescimento de negócios.
Segundo o estudo, 57% dos líderes disseram que o programa de sustentabilidade empresarial tem uma forte conexão com a demonstração de resultados. Além disso, 42% dos entrevistados estão alavancando suas atividades de sustentabilidade para impulsionar a inovação, a diferenciação e o crescimento empresarial.
“Investir em sustentabilidade pode apoiar a diferenciação de produtos, mas tenha cuidado com os riscos de lavagem verde – não há atalhos para o crescimento sustentável”, afirmou Moyer. “Concentre-se nos atributos do produto que são importantes para os clientes e como essas prioridades moldam as decisões de compra. Quando vista através de uma lente estratégica, a sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado”, finalizou.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Beyond Meat lança dois novos produtos de frango vegano
Allbirds lança tênis 100% vegano feito de arroz e cascas de frutas
Como levar a sustentabilidade para o prato?
Imagem ilustrativa de capa: Pexels
Compartilhe: