Você ainda tem dúvidas de que o veganismo é uma boa aposta para o mercado? O crescimento do movimento é claro, mas ainda assim pega algumas pessoas desprevenidas. É uma grande oportunidade, e hoje eu vim mostrar 6 motivos para você acreditar e apostar no empreendedorismo vegano.

O Brasil está cada dia mais vegetariano

No ano de 2012, segundo o IBOPE, apenas 8% da nossa população se declarava vegetariana. Felizmente, uma outra pesquisa feita pelo IBOPE, dessa vez no ano de 2018 mostrou uma realidade diferente.

A pesquisa mostrou que de 8%, o vegetarianismo entre brasileiros cresceu para 14%, e em algumas regiões metropolitanas esse número pode chegar a 16%. Convertendo para números de brasileiros estamos falando em 30 milhões de brasileiros que se declaram adeptos da alimentação sem nenhum tipo de carne.

Alguns cálculos feitos pela Sociedade Vegetariana Brasileira comparando o número de vegetariano para número de veganos em outros países traz uma média de 7 milhões de brasileiros veganos.

Empreendedorismo vegano no Brasil só cresce

Independente da crise, a população está se conscientizando de que o veganismo é a opção mais barata e a melhor opção para saúde e bem estar. Por isso, é fácil entender que temos um crescimento do veganismo no Brasil.

Segundo alguns empresários do setor de produtos veganos, para uma entrevista para o jornal Folha, “o crescimento do mercado de produtos veganos no Brasil tem sido da ordem de 40% ao ano, apesar da crise.”

E dessa forma, vemos que a investir no empreendedorismo vegano pode trazer bastante sucesso para o seu negócio.

A preocupação está além da comida

Se engana quem pensa que para investir no empreendedorismo vegano você deve investir apenas na alimentação a base de plantas.

O vegano tem outras questões em mente que são tão importantes quanto a alimentação em carne como: roupas, calçados, acessórios, produtos cruelty-free, produtos orgânicos e naturais, preservação do meio ambiente, cuidados com os animais, entre outros.

A quantidade de opções dentro do mercado vegano são muitas. As possibilidades para você investir no veganismo na área que mais se adequa ao seu estilo são inúmeras. Vale lembrar que o importante é oferecer para nós veganos opções de quaisquer coisas que vão contra a crueldade animal. E a partir disso, usar a sua criatividade.

Sustentabilidade é uma opção

Outro ponto importantíssimo quando falamos de veganismo é lembrar da sustentabilidade. Algumas pessoas se esquecem, mas veganismo e sustentabilidade andam lado a lado. Isso abre ainda mais os caminhos e as possibilidades dentro do empreendedorismo vegano.

Veja alguns exemplos:

  • Kits ecológicos;
  • Desperdício de lixo zero;
  • Cosméticos e maquiagens sem produtos químicos e poluentes.

Grandes empresas já estão se adaptando

Uma prova de todo esse crescimento está em empresas já consagradas que buscaram se inovar para atender ao público vegano.

Um exemplo recente dessa mudança está com o McDonalds. Embora ainda não ofereça nenhuma opção vegana de fato no seu cardápio, a empresa já começou a vender uma opção de lanche com queijo. A retirada da carne em um dos sanduíches do fast food já mostra um grande começo para a marca.

Já a Natura que não fazia testes em animais desde 2006 quis ir mais além. A marca se juntou com a The Body Shop para abolir esses tipo de testes com a campanha “Para sempre contra testes em animais”.

E não são apenas as grandes empresas. Se você der uma volta pela sua cidade em busca de hamburguerias ou restaurantes, você vai encontrar estabelecimentos que já oferecem opções veganas. Isso é apenas uma das provas de que apostar no empreendedorismo vegano é sucesso.

Não investir no veganismo traz perda de dinheiro

Essa frase pode causar bastante impacto, e deve causar. Enquanto algumas marcas e fast foods estão buscando se adaptar ao veganismo, algumas resolvem adiar essa mudança e perdem dinheiro.

A Plant Based Foods Association realizou um estudo em setembro de 2016 e conseguiu mostrar que a indústria de alimentos a base de plantas gera mais de 13 bilhões de dólares ao longo do ano para a economia dos Estados Unidos. Isso significa que deixar de investir na alimentação vegana (ou em opções veganas) pode trazer um prejuízo de 50 milhões de reais.  

Ainda dúvida que o empreendedorismo vegano deve ser sua próxima aposta de mercado? Aqui no Vegan Business você encontra artigos com marcas de roupas, produtos de higiene pessoal, produtos de beleza, kits ecológicos, ração para animais, e muito mais! Comece a pesquisar mais sobre o assunto, e quem sabe você não volte aqui para falar da sua marca?

Leia também 5,2 milhões de brasileiros com fome: como o veganismo pode ajudar e Go Vegan: o que você conhece sobre esse movimento



por Lari Chinaglia em 4 de fevereiro