A Dobro, foodtech com produtos 100% plant-based, foi fundada em 2018 com a primeira barrinha energética natural do Brasil. A empresa tem foco no movimento e no esporte, sendo que ao longo dos anos continuou lançando diversos produtos visando equilíbrio, energia, performance esportiva e qualidade de vida. No seu portfólio de itens, está a linha de proteínas vegetais!
A linha de proteínas vegetais da Dobro
Existem três tipos de sabores para o consumidor: baunilha, chocolate com avelã e cappuccino. Todos contém o leite de coco em pó na composição com o objetivo de dar saborosidade, textura cremosa e não deixar gosto residual. Para adocicar o produto, é utilizado o adoçante natural estévia.
“[Os produtos] são destinados para todos que queiram adequar a ingestão de proteínas ao longo do dia através de uma forma prática, saudável e gostosa”, destacou a empresa sobre a linha.
Pensando nas proteínas, os produtos possuem 20g de proteína por dose, fortificadas com a vitamina B12 e com um aminograma completo (presença de aminoácidos), cuja fórmula foi composta por um mix de proteínas isoladas do arroz, ervilha e lentilha para atingir o aminograma completo que não causa prejuízos na síntese proteica.
Já a vitamina B12 foi escolhida pois sua suplementação é recomendada para os veganos, por isso, a linha de proteínas vegetais da Dobro são fortificadas om 2,4mcg de metilcobalamina (forma natural da vitamina B12), o modo mais biodisponível da vitamina em comparação com a cianocobalamina (forma sintética da vitamina B12), o que representa 100% da recomendação diária total.
Victor Comper, fundador da Dobro, apontou que a ideia da linha surgiu na pandemia, devido ao fato das pessoas acabarem cozinhando mais: “Nós mesmos sentimos a necessidade de fazer uma proteína mais completa (aminograma), mais cremosa (leite de coco) e mais barata (R$ 119,00 – 450g)”, completou, revelando que criaram a linha a partir de uma dor, somada a sinergia de seu portfólio (já que tinham as barras proteicas) e ao tamanho desse mercado.
Outro destaque da linha de proteínas vegetais é ser mais sustentável, pois esse tipo de produto necessita de menos terra, água e energia em comparação com as proteínas de origem animal. Dessa forma, ao escolher um item vegetal você está auxiliando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e melhorando a biodiversidade.
Parte da receita desses produtos também será doada para uma instituição ambiental, pois a Dobro elege uma instituição por semestre para auxiliar na questão ambiental. A ação está relacionada ao desenho de animais em suas embalagens.
“O objetivo é trazer empatia aos animais silvestres que estão ali, representando o meio ambiente brasileiro”, mencionou Victor sobre as ilustrações de animais nas embalagens.
Até o último semestre, tinham uma parceria com a ONG Genesis – voltada para coletar o lixo em praias, por exemplo, em Ubatuba – a ação também contou com o auxílio de Pedro Chuluck, sócio da Dobro, na coleta dos resíduos.
Até o momento, a escolha das instituições se deu de forma passiva, porém, Victor apontou que estão abertos a novas instituições: “Não somos amarrados a nenhuma”, detalhou.
Sobre a empresa
A Dobro possui dois pilares em sua identidade: o esporte nacional, através de vínculos e parcerias, contribuindo com os desafios das pessoas à performance, bem como a sustentabilidade, com produtos plant-based em um movimento de transformação, voltado aos impactos positivos no corpo e no meio ambiente.
A empresa possui como compromisso nutrir os relacionamentos das pessoas com o mundo, visando transformar seus hábitos em mais sustentáveis e acessíveis, por meio de processos mais naturais e produtos plant-based.
“Produtos nutritivos, gostosos e veganos, que entregam sabor e funcionalidade com o melhor impacto possível ao corpo, à natureza e ao planeta”, mencionou a empresa em sua página.
Uma novidade, ressaltada pelo fundador, é que a marca lançará mais dois sabores – não revelados – da linha de proteínas vegetais no mês que vêm. Legal, não é?
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
6 fisiculturistas veganos que provam a força do veganismo
Clube Laguna: primeiro time de futebol profissional vegano brasileiro
Conheça 10 atletas veganos no mundo do futebol. Marta está na lista!
*Imagem de capa: Divulgação Dobro