A VitroLabs, empresa de biotecnologia estadunidense, levantou US$ 46 milhões para produzir couro feito com células. A rodada da Série A foi liderada pela Agronomics, além de ter contado com a presença dos seguintes investidores: BESTSELLER’s Invest FWD, Kering, Khosla Ventures, New Agrarian, Regeneration.VC. e o ator e ambientalista Leonardo DiCaprio.
O valor será utilizado para dimensionar a produção piloto e acelerar a comercialização do material, bem como aumentar a equipe.
“Em um momento em que a gestão ambiental é mais importante do que nunca, as empresas de biotecnologia têm a oportunidade de liderar o caminho para mudar a forma como produzimos materiais e construímos cadeias de suprimentos, trabalhando lado a lado com artesãos que são o pilar da indústria de artigos de couro de US$ 400 bilhões. Ao lançar a primeira produção de couro cultivado, atingiremos um marco importante no cumprimento de nossa missão de liderar a mudança para um futuro mais sustentável”, afirmou Ingvar Helgason, CEO e cofundador da VitroLabs em um comunicado.
O processo do couro feito com células
Aqui vamos falar como a empresa faz o couro feito com células.
- É realizado um procedimento de biópsia em um animal, que não causa danos nesse ser vivo.
- As células são adicionadas em um biorreator especializado onde recebem sinais e nutrientes para se transformarem em pele de animal.
- Após isso, as peles vão para o curtimento, sem haver processamento adicional. Dessa forma, surge o couro cultivado.
“Houve uma explosão de empresas que estão desenvolvendo materiais alternativos ao couro. No entanto, na VitroLabs, nosso couro cultivado preserva as características biológicas que a indústria, artesãos e consumidores conhecem e amam sobre o couro, eliminando aspectos eticamente prejudiciais do processo convencional de fabricação de couro, associado ao seu fornecimento, bem como processos que causam danos ao meio ambiente”, acrescentou Ingvar Helgason.
Sobre a VitroLabs
A VitroLabs foi fundada pelo Dr. Dusko Ilic e Ingvar Helgason, no ano de 2016.
“Acreditamos que a tecnologia pode nos trazer de volta a uma época em que os humanos viviam em harmonia com a natureza. Estamos comprometidos em buscar inovações que possam ajudar a manter esse equilíbrio por eras futuras”, citou a empresa.
No outono passado, a empresa se mudou para a instalação de 45 mil pés (13.715 metros quadrados) que foi projetada para produzir de forma piloto o material e ter um espaço de laboratório.
“A plataforma escalável de engenharia de tecidos da VitroLabs oferece soluções sustentáveis. Estamos entusiasmados por continuar a apoiar a VitroLabs, empresa líder em couro cultivado de luxo pronta para comercialização”, destacou Jim Mellon, diretor-executivo da Agronomics.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Stella McCartney lançará bolsa de luxo feita com couro de cogumelo
Couro de micélio é uma alternativa sustentável para o mundo da moda
Startup holandesa desenvolve pele de animal feita com células
*Imagem de capa: Reprodução VitroLabs / via Facebook @VitroLabsInc
Compartilhe: