O veganismo está super presente no mercado de materiais veganos desenvolvidos por designers de interiores!

Alguns desses produtos são projetados a partir de resíduos que não sejam tóxicos e sejam fáceis de biodegradar.

As alternativas veganas estão presentes no mercado do design, principalmente no design de moda, com alternativas de couro, feitos a partir de cogumelo, cacto, abacaxi, maçã, resíduos de produção de vinho e cortiça.

Agora estamos vendo o crescimento desse mercado também voltado para o design de interiores!

Materiais veganos feitos de resíduos

Existem algumas iniciativas que buscam transformar o desperdício de alimentos em produtos novos. A empresa Tomas & Jani, por exemplo, fabrica móveis de madeira sustentável com acabamento feito com resíduos de café. Essa inovação utiliza um pouco das 250.000 toneladas de borra de café que costumam ser destinada a aterros sanitários por ano.

A indústria de sucos gera em torno de 16 milhões de toneladas de casca de laranja ao ano! Dessa forma, a empresa Caracara Collective transforma essas cascas de laranjas em abajur decorativo.

Usando resíduos industriais para fazer materiais veganos

De acordo com um estudo recente, somente o Reino Unido produz cerca de 43,9 milhões de toneladas de resíduos industriais a cada ano.

Muitos designers estão projetando produtos focados na redução dos resíduos industriais que acabam em aterros.

Já a empresa Smile Plastics, está desenvolvendo produtos de alta qualidade feitos com plásticos reciclados, como potes de iogurte e potes de cosméticos.

Além disso, a empresa Foresso fabrica móveis a partir de seus painéis feitos com um mínimo de 65% de resíduos provenientes da Grã-Bretanha, incluindo resíduos de madeira e resíduos de gesso.

A Honext criou uma placa de fibra sustentável com certificação Cradle To Cradle prateada usando papel 100% reciclado. A placa é de base biológica, sem desperdício e sem resina, perfeita para substituir as placas de MDF.

Conteúdo reciclado

Atualmente, as garrafas PET recicladas dão origem a tecidos, tapetes, edredons e vestuário. A Weaver Green, por exemplo, fabrica tapetes e almofadas que possuem certificação GoodWeave.

Além disso, o mercado está investindo na utilização de fios reciclados para criação de móveis, tecidos, tapetes e também roupas, muitas vezes sob o nome de Econyl. A Sedna Carpets criou uma coleção de tapetes feitos de tapetes 100% reciclados e redes de pesca abandonadas.

Cerca de 640.000 toneladas métricas de redes de pesca são descartados por ano, dessa forma, atingindo animais marinhos. A Fishing for Energy paga aos pescadores para coletar petrechos fantasmas, que são então reciclados em fios ou incinerados para gerar eletricidade, oferecendo assim aos pescadores uma renda alternativa.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Cooperprac produz alimentos à base de carne de caju

Conheça os ovos de Páscoa da Super Vegan

6 marcas de base vegana para você testar!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Coletivo Caracara

Por Ana Cristina Gomes em 16 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores