A Cooperativa de Agricultores Familiares (Cooperprac), produz alimentos à base de carne de caju!
O público alvo da cooperativa é o mercado vegano. O principal objetivo é lançar em breve alimentos como hambúrguer de caju e geleia de caju.
A Cooperprac recebe o apoio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com investimento de mais de R$ 1,5 milhão para a construção de uma unidade de beneficiamento do caju, em Ribeira do Pombal.
A agroindústria tem previsão de inauguração para o primeiro semestre deste ano. Assim, essa ação irá beneficiar 89 cooperados, também com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
Alimentos à base de carne de caju
Os alimentos de carne de caju foram apresentados ao Empório da Agricultura Familiar, em Salvador, na semana passada.
O chef Caco Marinho, responsável pela consultoria gastronômica do Empório, avaliou os produtos junto com representantes da CAR/ Bahia Produtiva, bem como da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).
De acordo com Caco: “Excepcional e surpreendente. A sensação foi de estar comendo carne de siri. Dessa forma, o produto que trará muitas possibilidades para trabalharmos”.
Segundo Elienai Trindade, presidente da Cooperprac, o momento foi para degustar os produtos que foram desenvolvidos por uma engenheira de alimentos. “Esses produtos são oriundos da nossa cajucultura. Dessa forma, o propósito é agregar valor ao sistema produtivo e melhorar a renda do produtor”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Conheça 6 marcas de pão de queijo vegano!
Foodtech brasileira de produtos à base de plantas cresce 50% em 2022
Conheça o hambúrguer vegano e orgânico mais barato do Brasil
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Cooperprac