A startup alemã de tecnologia alimentar, Planet A Foods, captou US$14,5 milhões em rodada Série A para impulsionar a expansão internacional do seu chocolate sem cacau, ChoViva.

A rodada foi liderada pelo principal fundo de investimento climático, World Fund, com a participação da Omnes Capital, Cherry Ventures, Mudcake e outros. Parte do financiamento já foi utilizada para aumentar a produção na fábrica da Planet A, permitindo à empresa produzir 750kg de ChoViva por hora. Isso ajudará a tornar a alternativa de chocolate, que já é muito acessível, ainda mais barata.

Os fundos também serão utilizados para impulsionar a missão da Planet A de se tornar líder no mercado de alternativas de chocolate. Isso ocorre após a empresa ter firmado uma parceria com a Lindt no ano passado para lançar uma barra de chocolate vegano de edição limitada contendo tanto chocolate convencional quanto ChoViva.

Além disso, a Planet A lançou vários produtos em colaboração com a principal varejista europeia REWE e tem mais parcerias de varejo em andamento. Além disso, a startup se associou a empresas como a marca de biscoitos Griesson – de Beukelaer, a empresa de aveia e granola Peter Kölln, o produtor de alimentos e bebidas Spitz, o grupo de produtos de panificação Hans Freitag e a companhia aérea Lufthansa.

“Preparando-se para a expansão internacional”

A Planet A Foods foi fundada em 2021 pelos gêmeos Drs. Max e Sara Marquart, com o objetivo de abordar as questões de sustentabilidade e os altos custos associados à produção de cacau. Max é um cientista de materiais por formação e fundou duas startups anteriormente, enquanto Sara é uma química de alimentos e especialista em biotecnologia com foco em formação de sabores.

Após centenas de experimentos, a dupla desenvolveu um processo de fermentação que utiliza tecnologias patenteadas para transformar ingredientes naturais e localmente obtidos, como aveia e sementes de girassol, em uma alternativa de chocolate. O produto possui uma pegada de carbono muito baixa e pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com chocolate convencional. Devido à doçura natural dos ingredientes, o ChoViva também contém até 30% menos açúcar do que o chocolate comum.

A Planet A se junta a outras empresas em todo o mundo que desenvolvem alternativas para o chocolate, incluindo a WNWN no Reino Unido, a Foreverland na Itália e a California Cultured nos Estados Unidos.

“No futuro, o chocolate se tornará mais caro do que o caviar, a menos que novas medidas sejam tomadas”, disse o co-fundador e CEO da Planet A Foods, Dr. Max Marquart. “Estamos trabalhando todos os dias para ser parte da solução com ChoViva, construindo um segundo pilar ao lado do chocolate para aliviar a cadeia de suprimentos de cacau. Esta rodada Série A já nos permitiu realizar uma produção em grande escala e fornecer continuamente aos nossos clientes o ChoViva. Tornamo-nos um parceiro confiável e respeitado para a indústria de confeitaria da Alemanha e demonstramos que podemos fornecer com paridade de preços em relação aos fornecedores tradicionais de chocolate. Agora, estamos nos preparando para a nossa expansão internacional em 2024 e além, e estamos procurando os próximos Willy Wonkas para nos ajudar a escalar e entrar em novos mercados!”

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