A Cellva, startup brasileira que produz bioingredientes alimentares, está entre os semifinalistas do HICOOL 2023 Global Entrepreneurship Competition, o principal programa chinês de empreendedorismo.
O HICOOL atrai mais de 10 mil participantes e tem como meta chegar ao TOP 20 das maiores competições empreendedoras do mundo. Administrado pela Beijing Overseas Talents Association, o prêmio capacita startups de base tecnológica e incentiva a inovação por meio da criação de valor nos setores de fintech, inteligência artificial, saúde, tecnologia da informação, novas fontes de energia e agro/food tech.
De acordo com a organização do evento, o objetivo é construir um modelo empreendedor internacional multinível, multidimensional e diversificado, buscando startups de alta qualidade em todo o mundo e facilitando o crescimento e expansão de seus negócios em Pequim para os empreendedores.
É importante destacar que a Cellva é a sexta empresa global a investir no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de vitaminas e lipídios. Além disso, ela é a primeira no hemisfério sul a apresentar protótipos com e sem aplicação. Além disso, a Cellva foi uma das 10 melhores empresas brasileiras na Copa do Mundo de Startups de 2023.
Empresas brasileiras na semifinal
Conforme dados do Brasil Report 2023, da Outcast Capital, investidores de todo o mundo concordam que o futuro da alimentação está ligado à biotecnologia. Mesmo com financiamento limitado, esse setor apresenta o maior potencial de escala e retorno financeiro a longo prazo. De fato, o segmento de biotecnologia movimentou impressionantes 9,2 bilhões de reais em apenas duas transações de fusão e aquisição (M&A).
Além da Cellva, a Biolinker, também atuante na área de biotecnologia e parceira de negócios da Cellva, é outra empresa brasileira na semifinal do HICOOL. “A presença de ambos na semifinal reforça a importância desse setor para o futuro da alimentação global e posiciona o Brasil como uma referência”, destaca Sérgio Pinto, CEO da Cellva. A próxima etapa do programa está agendada para o dia 5 de agosto.
Sobre a Cellva
A Cellva é uma startup da América Latina focada no desenvolvimento e produção de bioingredientes alimentares, começando pela gordura suína cultivada. Além disso, ela é a sexta empresa no mundo a investir no desenvolvimento de biotecnologia voltada para produção de gorduras e lipídios, e a primeira no hemisfério sul, sendo a única que apresentou protótipos com e sem aplicação.
Essa tecnologia apresenta vários benefícios em relação aos métodos tradicionais, incluindo maior eficiência, menor impacto ambiental e melhor perfil nutricional. A Cellva possui parcerias com empresas globais (Givaudan, GFI) e nacionais (STATE, UFPR e SLC Agrícola), e faz parte da aceleração da SCE em Munique, Alemanha.
Aproveite e leia também:
Unilever utiliza inteligência artificial para transformar proteínas alternativas
Futuro Aveia: Fazenda Futuro entra no mercado de laticínios vegetais
A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Cellva