A falta de vitamina B12 pode causar um impacto direto no funcionamento do organismo, por exemplo, acarretando anemia, caracterizada por fraqueza, desânimo, respiração curta e fadiga. Pensando nisso, a Puravida lançou a B12 Drops para suplementar a alimentação vegana e vegetariana. 

As pessoas que adotam uma dieta vegetariana e, especialmente, vegana correm um maior risco de ter deficiência de vitamina B12, já que esse nutriente é encontrado principalmente em produtos de origem animal. Por isso, médicos e nutricionistas podem acabar recomendando a suplementação dessa vitamina. 

O B12 Drops para suplementar a vitamina é vegano, em formato de gotas que auxilia no metabolismo energético e no sistema imune. Em uma gota é possível obter 9,90 microgramas da vitamina. 

O frasco com 20ml custa R$49,97,  vendido no e-commerce da Puravida.

B12 Drops para suplementar: a importância do nutriente 

A deficiência de qualquer nutriente possui impacto direto no funcionamento do organismo, mas as consequências de uma deficiência prolongada da vitamina B12 são especialmente sérias. Como ela participa da formação dos glóbulos vermelhos, sua carência está associada à anemia.

Por ser necessária também para a integridade das células do sistema nervoso, sua falta leva a sintomas como dificuldade de se concentrar, humor depressivo, confusão mental e problemas de memória. Um estudo do Departamento de Psiquiatria do Christian Medical College, em Tamil Nadu, na Índia, apontou que a deficiência avançada pode até mesmo causar paranoia e delírios.

Para evitar problemas de saúde, como anemia marcada pela deficiência de vitamina B12, fraqueza, falta de ar, problemas de memória e concentração, é muito importante garantir o devido consumo de vitamina B12. 

No caso do público vegano, muitas vezes, os nutricionistas recomendam suplementos vitamínicos que devem ser tomados uma vez por dia, durante a refeição principal. Caso a pessoa siga esse estilo de vida, a sugestão é consultar um profissional para saber a melhor forma de suplementar essa vitamina e, assim, garantir o bom funcionamento do organismo.

B12 Drops da Puravida
Imagem: Divulgação Puravida

5 razões para manter bons níveis de vitamina B12 no corpo 

1# Auxilia na formação de células vermelhas do sangue 

A vitamina B12 desempenha um papel vital na produção de glóbulos vermelhos. Baixos níveis de vitamina B12 causam uma redução na formação dessas células e impedem que elas se desenvolvam adequadamente.

Os glóbulos vermelhos saudáveis são pequenos e redondos, mas aqueles que experienciam deficiência de vitamina B12 os têm maiores e tipicamente ovais. Devido a essa forma maior e irregular, os glóbulos vermelhos não conseguem se mover da medula óssea para a corrente sanguínea a uma taxa adequada, causando anemia megaloblástica. 

Quando você está anêmico, seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para seus órgãos vitais. Isso pode causar sintomas como fadiga e fraqueza.

2# Auxilia no funcionamento do sistema imune 

As células e os componentes dos sistemas de defesa do corpo também dependem de um bom aporte de oxigênio, transportado pelos glóbulos vermelhos.

3# Diminui os níveis de homocisteína 

Uma pesquisa do Instituto de Química Clínica e Clínica de Nefrologia, do Hospital Universitário de Magdeburg (Alemanha), indica que a vitamina B12 é importante para diminuir os níveis de homocisteína no sangue, uma molécula indicadora de inflamação e de risco cardiovascular. 

4# Auxilia no metabolismo energético 

Um dos sinais mais comuns de uma deficiência de vitamina B12 é uma persistente falta de energia. 

Isso se deve à função da B12 na formação de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, incluindo órgãos, músculos e cérebro. Sem vitamina B12 suficiente, a produção de hemoglobina diminui e todos os sistemas ficam prejudicados.

Mas a B12 também contribui para que os alimentos possam ser absorvidos e utilizados pelas células, desempenhando um papel vital no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. É utilizada como cofator de enzimas que trabalham nesses mecanismos.

5# Auxilia no processo de divisão celular 

A produção de DNA e de células é primordial para a formação e manutenção dos órgãos e processos fisiológicos. A vitamina B12 atua para que esses mecanismos ocorram de maneira regular e saudável.

Essa é uma das razões pelas quais a B12 é tão importante durante a gestação. Diversos estudos — inclusive um feito pelo Centro de Saúde Infantil, da Universidade de Tecnologia e da Faculdade de Saúde e Ciências Ambientais, ambas de Auckland, na Nova Zelândia — apontam que sua deficiência aumenta os riscos de má formação e problemas de desenvolvimento do bebê.

Sobre a Puravida

A Puravida é uma empresa que nasceu com o propósito de facilitar a prática de um estilo de vida orgânico, oferecendo alimentos naturais, suplementos concentrados e cosméticos, elaborados visando proporcionar uma harmonia com a saúde. 

Nem todos os produtos se enquadram como veganos, mas a empresa já possui uma linha diversa de itens sem origem animal. 

A marca foi fundada por Flávio Passos em 2015 — o empreendedor está no mercado de health e welness desde 2006 — o empreendimento foi criado com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o que há de mais atual em saúde e qualidade de vida com foco primário na alimentação e nas escolhas saudáveis. 

Com o crescimento da marca, Flávio está à frente da operação com o sócio Adrian Franciscono, tendo o Fundo Aqua Capital como principal investidor.

Consulte um profissional de saúde para avaliar se o produto é adequado para você!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Cadiveu lança goma vegana de suplemento vitamínico para o cabelo

Mercado de suplementos veganos atingirá US$ 13,5 bilhões

Conheça um suplemento vegano para a saúde cerebral

*Imagem de capa: Divulgação Puravida

Por Amanda Stucchi em 8 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores