A Adamo Foods, startup britânica de tecnologia alimentar, levantou £ 1,5 milhão em investimento para lançar seus bifes de micélio de corte inteiro no mercado.
A rodada pré-seed inclui investidores como, a SFC Capital e duas generosas doações da agência governamental Innovate UK. As doações aconteceram devido à participação da Adamo nas competições “Better Food for All” e “Novel Low Emission Food Production Systems”.
Bifes de micélio
Adamo usará o valor captado para aprimorar e expandir ainda mais seus produtos, incluindo a biofortificação dos nutrientes no micélio para replicar os benefícios nutricionais da carne bovina. Além disso, a empresa desenvolverá processos para aumentar a produção em escala piloto, preparando-se para o lançamento no mercado.
Essa notícia surge após a participação da Adamo na Conferência Internacional de Agricultura Celular em Helsinque, que ocorreu de 14 a 15 de junho, onde a empresa apresentou sua tecnologia. Além disso, a startup também participará das finais da Coller Startup Competition.
A maioria do mercado convencional de carne é composta por cortes inteiros, representando cerca de 85% do total. No entanto, a disponibilidade de cortes inteiros à base de plantas tem sido bastante limitada devido à dificuldade em replicar a textura da carne. A Adamo Foods desenvolveu uma tecnologia inovadora que cultiva micélio (a estrutura radicular dos fungos) em fibras longas e densas, proporcionando uma textura semelhante à carne bovina ou de frango.
O primeiro produto lançado pela startup será um bife alternativo de aparência e sabor ultra-realistas, que será o primeiro desse tipo na Europa. Prevê-se que o bife esteja disponível para degustação pública até o final do ano.
De acordo com Pierre Dupuis, fundador e CEO da Adamo Foods: “Estamos trabalhando em uma nova tecnologia empolgante para levar os produtos [à base de micélio] para o próximo nível, e somos extremamente gratos aos nossos novos investidores por reconhecerem seu potencial. O investimento nos leva um passo adiante em nossa missão de remover animais do nosso sistema alimentar quebrado.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Vida Veg lança bebida cafeinada e queijo provolone
Qual a relação da nossa alimentação com a crise climática?
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Adamo Foods