A Philadelphia lançou seu primeiro cream cheese vegano no Reino Unido! A novidade apareceu durante o Veganuary de 2022, desafio que convida as pessoas a experimentarem o veganismo durante o mês de janeiro.

O produto, chamado Philadelphia Plant Based, é feito com uma mistura de aveia e amêndoas, sendo que a empresa afirmou que aprimorou a receita durante dois anos. Foi lançado com plástico reciclável, mas o objetivo é mudar para o plástico reciclado ainda em 2022. 

Conforme a Green Queen, a marca também afirmou que escolheu o Reino Unido para o lançamento devido a seu forte interesse por uma dieta à base de plantas. 

Louise Stigant, diretora-gerente do Reino Unido da Mondelēz (controladora da Philadelphia), falou em um comunicado: “Trabalhamos duro para garantir que o novo Philadelphia Plant Based realmente ofereça o mesmo sabor e cremosidade que as pessoas amam e esperam da Philadelphia e estamos muito satisfeitos por agora haver um produto da Philadelphia para todos — nenhum  bagel ou fatia de pão torrado precisa ficar sem [o produto] novamente!”

O cream cheese vegano é comercializado com exclusividade pela Tesco, multinacional varejista britânica, sendo vendido em 699 supermercados e pela loja on-line. O valor do produto estava em £ 2,50 (US$ 3,34) para o pote de 150 gramas. 

Conforme a Live Kindly em 2020, com informações da conta Vegan Food UK do Instagram, a Philadelphia já estava considerando elaborar um cream cheese vegano, realizando pesquisas no formato digital para avaliar o interesse do consumidor nessas alternativas.

Mercado de queijo vegano 

Quer saber mais sobre esse mercado? 

Segundo a Grand View Research, em um relatório que englobou diversos tipos de queijos como mussarela, ricota, cheddar, parmesão e até mesmo o cream cheese, o tamanho desse mercado foi avaliado em US$ 2,43 bilhões no ano de 2021, com a previsão de crescer a um CAGR de 12,6% entre 2022 e 2030.

Alguns dos motivos para esse crescimento são os seguintes: 

  • A inclinação da geração do milênio para adotar dietas veganas e vegetarianas, que deve impulsionar o crescimento dessa indústria nos setores de restaurantes, hotéis e cafés. 
  • Conscientização sobre a crueldade animal e as preocupações com a pegada de carbono. 
  • Mais casos de intolerância a lactose e outras alergias alimentares. 
  • Mudança nas preferências alimentares dos consumidores. 
  • Tendências que estão evoluindo na indústria de alimentos e bebidas. 

A Europa — local onde a Philadelphia lançou seu cream cheese vegano — foi a maior responsável pela participação na receita, com mais de 35% em 2021. É informado que o local manterá sua posição de liderança no decorrer dos próximos anos da previsão, já que os consumidores estão optando por mais produtos ecológicos e veganos. 

Marcas de cream cheese vegano no Brasil

O Philadelphia vegano ainda não chegou ao Brasil, entretanto, vamos falar sobre algumas marcas que comercializam esse produto por aqui!

  • Fresco — a empresa plant-based comercializa o Veg Cream Cheese de Castanha de Caju, sem nenhum ingrediente de origem animal, é produzido com óleo de coco e leite de castanha de caju. 
  • Basi.co — com produtos 100% vegetais, existem as seguintes opções do produto: cream cheese culinário e cream cheese vegetal, esse último tem um toque de limão para garantir a acidez característica do alimento. 
  • Superbom — a marca é especializada em produtos para o público vegetariano e vegano. Possui o Vegan Cream, 100% vegetal, esse cream cheese está disponível nos seguintes sabores: tradicional, azeitonas pretas, alho e salsa e tomate seco. 
  • NoMoo —  essa é uma empresa de laticínios vegetais, com a opção do cream cheese plant-based, feito com castanha de caju. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Queijo vegano: conheça os melhores queijos vegetais do Brasil (2022)

Leite vegetal: 35 das melhores marcas para você escolher

10 motivos para se tornar vegano hoje

*Imagem de capa: Divulgação Philadelphia / via Green Queen

Por Amanda Stucchi em 2 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores